Paraná é vice-campeão em competição de salvamento em altura 22/07/2024 - 17:12

Entre os dias 16 e 18 de julho, foi realizado no estado de São Paulo o ROPE DAYS 2024, considerado o maior evento de salvamento em altura da América Latina. O encontro foi composto por dois dias de palestras na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha-SP, e um terceiro dia de competição no centro histórico da capital paulista.

Nessa disputa técnica, que envolveu 19 equipes, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPR) subiu ao pódio, ficando na 2ª colocação. O time paranaense também se destacou individualmente, com o 2º melhor líder de equipe (1º Tenente Gabriel Martins Marcondes) e o 2º melhor técnico de equipe (1º Sargento Edson Dalla Valle). Os vencedores foram os representantes de Santa Catarina, com 1.328 pontos. O CBMPR ficou com 1.310, enquanto o 2º GB de São Paulo obteve 1.286.

“O saldo é muito positivo. Fomos muito elogiados pelas outras delegações. A gente volta com muitos aprendizados, tanto da parte da competição quanto da parte das palestras. E voltamos sabendo que temos uma missão muito grande nos esperando, que é divulgar todo o conhecimento que adquirimos para o restante do estado”, comentou o 1º Tenente Gabriel Martins Marcondes, líder da equipe. “O objetivo é esse, elevar ainda mais a qualidade do atendimento em todo o Paraná, para atender o cidadão da maneira mais segura e ágil possível”, complementou.

Para participar da competição, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná enviou um time com seis bombeiros militares, sendo três de Curitiba, dois de Maringá e um de Cascavel, além de um árbitro e um bombeiro para atuar como vítima. Eles se reuniram no sábado, dia 13 de julho, tendo dois dias para treinamento e preparo dos materiais.

A competição - A competição no centro histórico de São Paulo incluiu cinco cenários distintos em locais emblemáticos da cidade: Catedral da Sé; metrô da Barra Funda; Viaduto do Chá; prédio do Comando do Corpo de Bombeiros; e nos Edifícios Finasa e Grande São Paulo. O deslocamento entre esses espaços teve de ser obrigatoriamente realizado a pé, com cada time carregando todo o material para executar os salvamentos. Os bombeiros paranaenses levaram em torno de 200 kg de equipamentos para a capital paulista.

Ao todo, participaram da disputa 19 equipes, sendo 10 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo, além de representantes dos Corpos de Bombeiros do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Goiás e Sergipe. A única equipe estrangeira era da Argentina (Bomberos da Policía de Córdoba).

GALERIA DE IMAGENS