1° Batalhão de Bombeiro Militar - Curitiba
O Primeiro Batalhão de Bombeiro Militar abrange toda a cidade de Curitiba e conta com uma Sede Administrativa situada no bairro Portão e 09 Pelotões de Bombeiro Militar, distribuídos na capital e divididos em Companhias.
1° BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR - CURITIBA
Rua Pres. Wenceslau Braz, 3968-B
CEP 81.030-030 - Curitiba - PR - MAPA
Horário de atendimento administrativo:
De segunda a sexta feira, das 07h00 às 18h00.
Atualmente a área de atuação do Primeiro Batalhão abrange toda a cidade de Curitiba e conta com uma Sede Administrativa situada no Pelotão de Bombeiros Portão e 09 Pelotões de Bombeiro Militar distribuídos na capital e divididos em Companhias.
O Pelotão de Bombeiro Militar Portão foi inaugurado em 1982 e desde então é o quartel que abriga o Comando da Unidade e as demais seções administrativas:
Comando 1°BBM: Ten.-Cel. QOBM Gerson Candido Rocha Filho
Sub-Comando 1°BBM: Major QOBM Jefferson Batista Lopes
Seção de Pessoal
Seção de Logística e Finanças
Seção de Atividades Técnicas
As Companhias são um conjunto de quartéis cuja área de atuação corresponde a determinados bairros da cidade e destinam-se ao atendimento de ocorrências de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, resgates, buscas e salvamentos:
• 1ª Companhia: Composto pelos Pelotões: Pel. BM Portão, Pel. BM Bairro Novo e Pel. BM CIC, prestando atendimento a 21 bairros da porção Centro-Sul e Oeste de Curitiba.
• 2ª Companhia: Composto pelos Pelotões Pel. BM Cabral, Pel. BM Bairro Alto e Pel. BM Pilarzinho. Corresponde a porção Norte de Curitiba e conta com 26 bairros em sua área de atuação.
• 3ª Companhia: Composto pelos Pelotões Pel. BM Central, Pel. BM Boqueirão e Pel. BM Santa Felicidade. Corresponde ao eixo Norte/Sul de Curitiba e conta com 28 bairros em sua área de atuação sendo a maior companhia em termos de área de atuação e população.
• 4ª Companhia: Composto pelo efetivo do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios e Desastres. É responsável pelo Atendimento ao Público, realização de Vistorias, Fiscalizações e Análises Técnicas de Projetos de Prevenção de Incêndios, bem como participação em Ações Integradas de Fiscalização Urbana. Sede no Bairro Portão.
Notícias do 1º GB Curitiba
ANTECEDENTES
O início do serviço de combate a incêndio na cidade de Curitiba ocorreu no ano de 1897 com a criação de uma organização civil de bombeiros alemães: a Sociedade Teuto-Brasileira de Bombeiros Voluntários. Estes bombeiros atuavam frente as demandas da cidade e contavam diariamente com escala de prontidão e treinamentos aos voluntários.
Exerceram suas atividades na capital por aproximadamente 4 anos, até que em 1901 um acontecimento mudou o rumo da pequena corporação de bombeiros. Ao atenderem um incêndio de grandes proporções no Hotel Paraná, grande parte dos materiais utilizados por eles foram destruídos pelos chamas e infelizmente alguns dos bombeiros mais importantes da Sociedade perderam a vida. Em meio a tristeza gerada pelo ocorrido e tendo em vista a falta de recursos para reerguer a corporação, os membros restantes não tiveram escolha a não ser por um fim ao serviço que prestavam e a Sociedade Teuto-Brasileira de Bombeiros Voluntários foi extinta.
Nos anos seguintes, especificamente em 1906 e 1909, foi autorizado o funcionamento de uma Seção de Bombeiros no interior do Regimento de Segurança, atual Polícia Militar do Paraná, para prestar atendimento de combate a incêndio na cidade de Curitiba.
Entretanto, a criação efetiva de um Corpo de Bombeiros ocorreu apenas em 1912, através da Lei 1.133 de 23 de março de 1912. Nesta lei o então Presidente Estadual Carlos Cavalcanti de Albuquerque estabeleceu as bases para a criação e funcionamento do Corpo de Bombeiros na Capital do Estado do Paraná, o qual seria composto por um Estado Maior, um Estado Menor e duas Companhias.
No mês seguinte, com a criação da Lei 1.173 de 9 de abril de 1912, ficou então estipulado o quantitativo de 100 bombeiros para atuar efetivamente na corporação, sendo 94 praças e 6 oficiais. Além disso, pelo Decreto 342 de 15 de abril o 2º Tenente do Exército, Fabriciano Rego Barros, foi nomeado como Major Comandante do Corpo de Bombeiros.
Os sete meses seguintes serviram para organizar toda a estrutura de funcionamento do Corpo, como a sede do quartel, o recrutamento e treinamento dos novos militares e a divisão do efetivo. Assim sendo, foi na data de 8 de outubro que o Major Comandante Fabriciano publicou a famosa "ORDEM DO DIA Nº 01", documento o qual dava início aos trabalhos da corporação e relatava os demais oficiais pertencentes ao Estado Maior:
• Capitão Assistente Manoel José;
• Alferes-quartel-mestre Sylvio Van Erben;
• Alferes Secretário Urias Pio Martins;
• Comandante da 1ª Companhia Capitão Gastão Barroso;
• Comandante da 2ª Companhia Capitão Americo Fernandes de Azevedo.
ORIGEM DO PRIMEIRO BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR
O Primeiro Batalhão de Bombeiro Militar é um órgão de execução do Corpo de Bombeiros do Paraná e sua missão está intimamente ligada com a atividade fim da instituição, o serviço operacional de atendimento às ocorrências na cidade de Curitiba. Por este motivo, a origem deste Batalhão não poderia ser outra senão as duas companhias de bombeiros criadas inicialmente em 1912 as quais faziam parte da estrutura organizacional da Instituição e destinavam-se ao atendimento das ocorrências de combate a incêndio na capital.
O ingresso das praças na corporação era de caráter voluntário e assim que os novos bombeiros ingressavam eles eram submetidos a um exame de saúde e na sequencia eram incorporados alternando-se entre as duas companhias, cada qual sob um número de identificação próprio. Desse modo, a primeira companhia era composta pelos bombeiros de números ímpares e a segunda pelos de números pares. No livro das “Ordens do Dia” de 1912 está registrado o ingresso desses primeiros combatentes, com discriminação de seus nomes, números e companhia a que pertenciam. Um mês após a publicação da "Ordem do Dia n° 01" há o registro em boletim de que já haviam 45 praças atuando na corporação.
No dia 05 de novembro de 1912 o Corpo de Bombeiros atendeu um incêndio de grande porte que atingiu a então Fábrica de Phosphoros Pinheiro, atual Swedish Match no bairro Rebouças, tendo sido mobilizado praticamente todo o efetivo da corporação. O trabalho realizado pela tropa nesta ocorrência rendeu um elogio do Comandante em comissão, Capitão Manoel José Nogueira, que foi expresso em NOTA DE LOUVOR.
Por ser este o primeiro registro oficial dos grandes feitos realizados pelos bombeiros da capital, a ocasião ficou marcada na corporação como o “batizado” do Serviço Operacional do Bombeiro. Como forma de homenagear esses bombeiros pioneiros da nossa história, ficou instituído através do Decreto Estadual nº 9179/21 que a data de 05 de novembro destina-se à comemoração do aniversário do Primeiro Batalhão de Bombeiro Militar.
ORGANIZAÇÕES DO PRIMEIRO BATALHÃO DE BOMBEIRO MILITAR
Inicialmente, em 1912, o Primeiro Batalhão resumia-se às duas companhias criadas com a Lei 1.133 e não havia uma divisão e denominação especifica como existe atualmente. O atual 1º BBM era na época a parte operacional do Corpo de Bombeiros do Paraná, e assim permaneceu ao longo dos anos até o início da interiorização do serviço de bombeiro no Estado.
Na década de 50 a unidade atuava sob a denominação de Seção de Bombeiros, localizadas na sede e nos bairros. Conforme o Boletim 116 de 25 de maio de 1953, a estrutura do Corpo de Bombeiros era divididas em onze seções de bombeiros:
• Seção Comando;
• Seção de Bombeiros - Sede (3 seções);
• Seção de Bombeiros - Bairro Portão;
• Seção de Bombeiros - Bairro Bacacheri;
• Seção de Bombeiros - Interior do Estado (4 seções);
• Seção de Serviços;
Adiante, na década de 60, mudou sua designação para Primeiro Grupamento de Fogo, de acordo com o Anuário Sul do Brasil, de Sylvio Van Erven - edição do autor 1962. Nessa época existiam também outros oito grupamentos em todo o Estado, além de Departamentos de Apoio:
• Departamentos de Apoio: de Saúde, de Incêndio, de Material, de Oficinas, de Administração, de Buscas e Salvamentos, Técnico e de Ensino e Instrução;
• 1° Grupamento de Fogo: Curitiba;
• 2° Grupamento de Guarda-Vidas: Curitiba, Paranaguá e Guaratuba;
• 3° Grupamento de Fogo: Londrina e Maringá;
• 4° Grupamento de Fogo: Cascavel e Guarapuava;
• 5° Grupamento de Fogo: Paranaguá e Antonina;
• 6° Grupamento de Fogo: Ponta Grossa e Irati;
• 7° Grupamento de Serviços Auxiliares: Curitiba, antigo SSP - Serviço de Salvamento e Proteção
• 8° Grupamento de Fogo: Aeroporto Afonso Pena e Vila Parolin;
Em meados da década de 70 passou a chamar-se Primeiro Grupamento de Incêndio. Essa mudança ocorreu com a criação da Lei n° 6774, de 8 de janeiro de 1976 - A Lei de Organização Básica da PMPR, como segue:
Art 45. Os órgãos de execução do Corpo de Bombeiros são constituídos pelas unidades operacionais que serão organizadas em:
I - Grupamento (Subgrupamento) de Incêndio (GI e S/GI): incumbido da missão de extinção de incêndios. Tem condições de realizar missões de busca e salvamento e é subordinada ao Comando do Corpo de Bombeiros.
A nível estadual a divisão ficou a seguinte:
• 1° Grupamento de Incêndio: Curitiba
• 2° Grupamento de Incêndio: Ponta Grossa
• 3° Grupamento de Incêndio: Londrina
• Grupamento de Busca e Salvamento: Curitiba
Em 21 de abril de 1982 teve sua atual sede administrativa inaugurada, no Posto de Bombeiros Portão. Em 1994, com a Lei 10.956 de 15 de dezembro conferindo nova redação ao artigo 45 da LOB, finalmente recebeu a denominação de Primeiro Grupamento de Bombeiros, a qual permanece até hoje:
Art 45. Os órgãos de execução do Corpo de Bombeiros são constituídos pelas unidades operacionais que serão organizadas em:
I - Grupamento (Subgrupamento) de Bombeiros (GB e SGB): incumbido da missão de extinção de incêndios, busca e salvamento e é subordinado ao Comando do Corpo de Bombeiros.
A missão do Primeiro Batalhão de Bombeiro Militar é SERVIR a população Curitibana de modo a PROTEGER a vida, o meio ambiente e o patrimônio, além de PROMOVER um desenvolvimento social responsável e seguro.
AUTO BOMBA TANQUE RESGATE - ABTR
AUTO POSTO DE COMANDO - APC
AUTO ESCADA MECÂNICA - AEM
CAVALO TRATOR - CT / AUTO TANQUE - AT
AUTO BUSCA E SALVAMENTO - ABS
AUTO AMBULÂNCIA - AA
-
Sede Administrativa
Avenida Presidente Wenceslau Braz, 3968 B - Portão, CEP: 81010-001.
-
Atendimento ao CIDADÃO
Serviço de Atendimento Remoto
Canal de comunicação via chat eletrônico disponibilizado no aplicativo WhatsApp, por meio do número (41) 99107-6440. A comunicação é feita apenas por mensagens de texto, pois este número não recebe ligações.
Possibilita o acesso a informações, solução de dúvidas e agendamento para ATENDIMENTO ONLINE via mensagem com nossa equipe técnica.
Conforme a necessidade, a equipe técnica poderá agendar um ATENDIMENTO PRESENCIAL.
Para iniciar o chat, é possível abrir a câmera do seu celular e apontar para o QR Code abaixo:
Serviço de Atendimento Presencial
O atendimento presencial poderá ser agendado juntamente com a Equipe Técnica, por meio do WhatsApp acima, para os casos em que não seja possível encontrar uma solução por meio eletrônico.
Após realizar o agendamento, o cidadão poderá se direcionar ao endereço da Sede do Batalhão na data e horário agendados.
Para solicitar e retirar Boletins de Ocorrência não há necessidade de agendamento. Basta comparecer na Sede do 1º BBM portando a documentação necessária.
Endereço de atendimento: Avenida Presidente Wenceslau Braz, 3968 B - Portão, CEP: 81010-001.
Horário de atendimento: segunda a sexta (exceto feriados), das 07h às 18h.
Sistema eProtocolo Digital
Plataforma do Governo do Paraná para protocolo de documentos ao 1º BBM.
Veja nosso
e acesse o site https://www.eprotocolo.pr.gov.br/ para envio de ofícios e demais solicitações ao 1º BBM.
-
Atendimento a ÓRGÃOS PÚBLICOS
Sistema eProtocolo Digital
O código para envio e tramitação de documentos por parte de Instituições e Órgãos cadastrados no eProtocolo é 1GB/PTG - Protocolo Geral 1GB.
1ª COMPANHIA DE BOMBEIRO MILITAR
-
Pelotão de Bombeiro Militar - Portão
Avenida Presidente Wenceslau Braz, 3968B, Portão
CEP: 81010-001
-
Pelotão de Bombeiro Militar - Sítio Cercado
Rua Lupionópolis, 1255, Sítio Cercado
CEP: 81925-260
Telefone: (41) 3564-6844
-
Pelotão de Bombeiro Militar- CIC
Rua Arthur Martins Franco, 180, Cidade Industrial De Curitiba
CEP: 81170-350
2ª COMPANHIA DE BOMBEIRO MILITAR
-
Pelotão de Bombeiro Militar - Cabral
Avenida Munhoz da Rocha, 1431, Juvevê
CEP: 80035-210
Telefone: (41) 3281-1950
-
Pelotão de Bombeiro Militar - Pilarzinho
Rua Amauri Lange Silvério, 331, Pilarzinho
CEP: 82120-000
Telefone: (41) 3336-5342
-
Pelotão de Bombeiro Militar - Bairro Alto
Endereço: Av. da Integração, 1120, Bairro Alto
CEP: 82840-290
Telefone: (41) 3238-0898
3ª COMPANHIA DE BOMBEIRO MILITAR
-
Pelotão de Bombeiro Militar - Central
Rua Nunes Machado, 130, Centro
CEP: 80250-000
Fone: (41)3351-2049
-
Pelotão de Bombeiro Militar - Boqueirão
Praça Nossa Senhora do Carmo, 47, Boqueirão
CEP: 81650-010
Fone: (41) 3276-8692
-
Pelotão de Bombeiro Militar - Santa Felicidade
Avenida Vereador Toaldo Túlio, 708, Santa Felicidade
CEP: 82320-010
Telefone: (41) 3272-9740
4ª COMPANHIA DE BOMBEIRO MILITAR
-
Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios e Desastres
Endereço: Avenida Presidente Wenceslau Braz, 3968B, Portão
CEP: 81010-001
WhatsApp: Serviço de Atendimento Remoto do 1ºBBM por meio do número (41) 99107-6440