Com nova equipe, Paraná intensifica buscas por desaparecidos no RS 27/05/2024 - 14:04
Com o objetivo de intensificar a fase de buscas por desaparecidos no Rio Grande do Sul, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) enviou no último fim de semana a quarta equipe da força-tarefa para o estado vizinho. Foram mobilizados 26 bombeiros militares e dois cães para atuarem na cidade de Lajeado - uma parte desse grupo se deslocou ainda no sábado, enquanto o restante foi transportado no domingo, em aeronave da Casa Militar. A chegada da nova equipe permitiu o retorno dos integrantes da formação anterior para suas bases no Paraná.
A fase de buscas por desaparecidos começou na semana anterior, quando foram enviados para o território gaúcho os dois primeiros binômios do CBMPR. Os binômios são as duplas formadas pelo bombeiro militar e o cão - no caso da primeira equipe, o sargento Lucas Zemuner Berzotti, com Eva; e o cabo Rodrigo de Oliveira Santos, com Skull. Eles atuaram em Bento Gonçalves e Veranópolis, enquanto a maior parte da equipe se concentrava em Pelotas realizando principalmente trabalho de orientação, ajuda humanitária e transporte de materiais diversos. Os novos binômios em ação são o soldado Fabiano Krul, com Hórus; e cabo João Carlos Alves Júnior, com Acauã.
A quarta equipe da força-tarefa, que inclui pela primeira vez três bombeiros militares para implantação de sistema de rádios, foi toda direcionada para Lajeado. “No primeiro dia de trabalho, por se tratar de uma região que ainda não tínhamos atuado, fizemos o reconhecimento das áreas de interesse para posterior passagem dos cães e instalação do sistema de rádio com repetidoras, para efetiva comunicação em campo”, resumiu o capitão Eduardo Hunzicker, líder do grupo.
Por solicitação do Rio Grande do Sul, no entanto, parte dessa equipe acabou sendo enviada para dar apoio em outra região. “Durante a atuação, fomos solicitados a mandar duas guarnições com embarcações para atuar novamente na região de Pelotas, por conta do risco do rompimento de barragem e de ciclone na região”, explicou o capitão Hunzicker.
Em 25 dias de atividade no auxílio aos gaúchos, o CBMPR resgatou 1.026 pessoas em situação de emergência e 529 animais, além de realizar inúmeras ações de ajuda humanitária e transporte de pessoal, materiais e donativos. “O comando do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná tem sentido muito orgulho dos seus bombeiros, porque não só a população tem nos agradecido, mas o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul tem relatado o profissionalismo dos nossos bombeiros”, comentou o subcomandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino.
“A população paranaense tem que se orgulhar também. Pela qualidade técnica, pelo empenho dos nossos bombeiros, que estão se deslocando para lá sem gerar nenhum tipo de ônus ao Rio Grande do Sul. Estão indo de forma independente e autônoma, resolvendo problemas e levando soluções para o Rio Grande do Sul”, finalizou.