Desfile da Independência em Curitiba marca volta da banda do CBMPR 07/09/2024 - 12:54
O Desfile da Independência, realizado no Centro Cívico, em Curitiba, neste sábado, dia 7 de setembro, contou com a participação de 247 homens e mulheres do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e 37 viaturas. A passagem da tropa na Avenida Cândido de Abreu foi realizada sob o embalo musical da recém-criada banda da Instituição.
“A gente fica bastante emocionado de ver a banda do Corpo de Bombeiros fazendo história. Ficamos sem ela por alguns anos, então poder contar com a sua volta em um prazo tão curto, de apenas dois anos, após a emancipação, é uma satisfação muito grande”, comentou o coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do CBMPR, citando a emancipação administrativa em relação à Polícia Militar, ocorrida no final de 2022.
“Agradecemos ao governo, que entendeu essa essa demanda do Corpo de Bombeiros, e em especial a cada bombeiro que foi voluntário para estar na banda, sem deixar suas atividades administrativas e operacionais. Estão fazendo aquele ‘algo a mais’ para proporcionar o retorno da banda de música do Corpo de Bombeiros”, complementou.
A reativação da banda tem muito do trabalho do sargento Eduardo Armstrong Domingues. Sob a liderança dele, a banda abriu e fechou o desfile da Corporação com muito entusiasmo. “É uma sensação indescritível. A banda do CBMPR é a expressão viva da união e da dedicação que une os seus componentes. Ver essa união de forças, esse trabalho coletivo, tomando forma e sendo celebrado em um dia tão importante, me emociona profundamente. Não poderia estar mais orgulhoso da nossa banda e do que representamos”, declarou.
“Não estamos apenas tocando notas; estamos contando a história de bravura e dedicação de todos que vestem esta farda, que em si carrega a mensagem ‘Nós Salvamos Vidas’", concluiu ele, destacando que todos os integrantes compartilham o propósito de celebrar a identidade da Instituição.
Para o coronel Vasco, a participação do Corpo de Bombeiros no Desfile da Independência é uma oportunidade única de integração. “O 7 de Setembro tem um efeito muito positivo na sociedade. É um momento cívico no qual o Corpo de Bombeiros demonstra seus equipamentos, viaturas, desfilando com a nossa tropa e sendo muito aplaudidos”, destacou o comandante-geral. “Para nós é muito importante também estarmos juntos com os nossos amigos militares e, principalmente, com cada cidadão paranaense”, finalizou.
O desfile - Dando início à passagem do CBMPR, desfilaram o tenente-coronel Fernando Ferreira Machado, em uma viatura do Exército Brasileiro, e o tenente-coronel Leandro Zotelli de Mattos, completando o trajeto a pé. Os cerca de 3,3 mil bombeiros militares do Paraná foram então representados na capital por cinco pelotões, sob o comando do major Rafael Cosme Pierozan Tavares.
Uniformizados com o fardamento do dia a dia, o equipamento de proteção individual (EPI) Gold, o primeiro pelotão desfilou comandado pelo 1º tenente Marxoel Ferreira de Almeida. Em seguida, passaram pela avenida representantes do 1º Grupamento de Bombeiros, de Curitiba, com trajes de guarda-vidas - celebrando o importante trabalho de proteção da vida dos banhistas em todo o estado, especialmente na temporada de verão. À frente deles estava o 1º tenente Gabriel Vinícius Medeiros de Oliveira.
O terceiro pelotão, composto por integrantes do 6º Grupamento de Bombeiros, de São José dos Pinhais, se apresentou sob as ordens da 1º tenente Renata Zanetti do Nascimento. O grupo utilizou como fardamento o equipamento de proteção para incêndios urbanos, trazendo para a solenidade uma das missões mais conhecidas da Corporação.
Atrás deles vieram os representantes do 7º Grupamento de Bombeiros, de Colombo, trajados com uniformes de diversas atividades desempenhadas pela Instituição - socorristas, salvamento em altura, defesa civil, busca e resgate em estrutura colapsada e salvamento veicular. O comando do pelotão ficou a cargo do 1º tenente Edison Luiz Feijó Junior.
A responsabilidade pelo fechamento do desfile do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), que atua prioritariamente em atendimentos de buscas e resgates. Sob a liderança do 1º tenente Daniel Kaneko Leal, eles desfilaram com o tradicional uniforme vermelho da unidade e com a presença dos cães do canil central da Corporação.
Durante a festividade, no desfile motorizado, foram apresentadas para os presentes 37 viaturas de épocas e funções distintas. Entre os modelos históricos estavam caminhões com escadas para salvamentos em altura dos anos de 1972 e 1975, usados em dezenas de ocorrências. O modelo atual deste equipamento, que alcança até 54 metros de altura, também pôde ser observado pela população. Quadriciclos, ambulâncias, caminhões tanque para uso urbano e florestal, além de veículos de transporte de pessoas, cães e materiais completaram a lista.