Cerimônia empossa cadetes para Curso de Formação de Oficiais do CBMPR 15/07/2024 - 15:27

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou na manhã desta segunda-feira (15) a cerimônia de posse de 15 cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO). Eles foram aprovados na seleção realizada no ano passado, junto com o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A turma de 29 alunos está, assim, completa, uma vez que outros 14 cadetes já haviam passado por essa etapa anteriormente. Todos devem se apresentar na Academia Militar do Guatupê na terça-feira (16).

Durante a solenidade, com a presença de familiares, o coronel Adriano de Mello apresentou aos futuros oficiais os valores do CBMPR, destacou a importância da ética profissional e do espírito militar. Também frisou a preservação da vida como primeira responsabilidade da instituição. “É uma profissão apaixonante”, resumiu, agradecendo aos participantes pela escolha de se juntarem à Corporação. “Esse CFO é a continuidade de um processo histórico. Não são só 29 novos cadetes; são 29 multiplicadores, pessoas apaixonadas pela profissão e que vão engrandecer o nome da Corporação”, complementou.

Essa é a última turma a entrar no Corpo de Bombeiros tendo como requisito mínimo o Ensino Médio e tendo pela frente três anos de capacitação. A partir do próximo concurso, será exigido dos candidatos graduação em nível superior, obrigatoriamente em curso de Bacharelado. A duração da formação no CFO, por sua vez, será reduzida para dois anos.

A grade curricular do curso atualmente prevê 3.233 horas/aulas, incluindo disciplinas básicas, como das áreas de matemática, física e química. Também fazem parte desse rol, conhecimentos de legislação, administração e de técnicas para as mais diversas ocorrências atendidas pelos bombeiros - emergências médicas, afogamentos, combate a incêndios, resgates, busca terrestre, atuação em estruturas colapsadas, entre outras.

Uma maratona de informações e descobertas para a qual o agora cadete Ricardo Tavares de Oliveira, de 39 anos, esperou por 10 anos. Cabo do Corpo de Bombeiros em Maringá, desde 2014 ele vinha tentando ser aprovado no teste seletivo para se tornar oficial. “É um momento único chegar até aqui depois de tanto tempo de luta”, comentou ele, que é formado em Educação Física.

A persistência é justamente o principal elemento que o coronel Mello destaca para aqueles que ambicionam se tornarem grandes bombeiros. “É dedicação, dedicação e dedicação. O aprendizado é constante, diário. Eu sou bombeiro há quase 35 anos e ainda não aprendi tudo. Cada dia é uma nova lição, um novo momento”, comentou.

GALERIA DE IMAGENS