Bombeiros fazem atendimentos simulados em ação do Maio Amarelo 21/05/2024 - 16:07
A paz no trânsito começa por você. É com esse mote que o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promoveu nesta terça-feira (21) uma ação de conscientização sobre a segurança no trânsito, como parte da campanha Maio Amarelo. Com esse objetivo foram realizados em municípios paranaenses atendimentos simulados de acidentes de trânsito.
Na atividade desta terça, foram criados cenários de acidentes em ruas movimentadas de cidades como Campina Grande do Sul, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Pato Branco, Cianorte, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Coronel Vivida e Francisco Beltrão. Todo o atendimento, desde a chegada das viaturas ao local até a retirada e o atendimento às vítimas, foi acompanhado de perto pelo público presente. “A ideia era mostrar o trabalho de resgate, apresentando à população a perícia e as técnicas necessárias para que o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná efetue o salvamento. Ao mesmo tempo, também aponta os holofotes para os perigos do trânsito, se este não for conduzido com responsabilidade”, explicou a chefe da comunicação social da instituição, capitã Luisiana Cavalca.
"O simulado que participamos foi uma ação educativa concreta. Houve mobilização de setores diferentes da sociedade. Estavam lá a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a sociedade representada por alunos de um colégio que estavam assistindo ao simulado: um condutor alcoolizado que atropelou uma pessoa, foi irresponsável, imprudente. E trazendo toda essa realidade para perto daqueles jovens que serão condutores um dia. Então, visando a conscientização e a prevenção", comentou a cabo Duana Rohdel, do 7º Grupamento de Bombeiros, que esteve na ação em Campina Grande do Sul.
O trabalho de conscientização não se resumiu à atividade desta semana. Durante todo o mês, foram publicadas nas redes sociais dicas de segurança para motoristas, motociclistas e até mesmo pedestres. “São muitos detalhes que podem evitar esses acidentes e salvar vidas. Desde o uso de um capacete adequado, por exemplo, e bem afivelado, ou do cinto de segurança para todos os passageiros de um carro, até a atenção dos pedestres ao atravessar a rua”, afirmou o coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do CBMPR.
O aposentado Moacir Barroso, de 67 anos, de Pato Branco, elogiou a atividade e a atuação dos bombeiros. "Esse tipo de trabalho, de curso, é muito importante para termos bombeiros bem treinados para salvar vidas. Temos que agradecer a eles por estarem sempre prontos para ajudar. Peço, inclusive, para os motoristas, que deem passagem para os carros de bombeiros nas ruas quando perceberem que eles estão indo para um atendimento", falou.
Em 2024, até o dia 20 de maio, o CBMPR atendeu 17.503 acidentes de trânsito, envolvendo 20.246 vítimas e resultando em 402 óbitos no local. Esses dados implicam em um aumento de 9% em relação às ocorrências do mesmo período do ano anterior: 16.045. A quantidade de vítimas nesse recorte temporal subiu 9,7%, já que haviam sido 18.456 em 2023 - com 385 delas perdendo a vida.
“A tendência de alta desses números preocupa, evidentemente, mas não é um cenário irreversível. Se cada um fizer a sua parte, não bebendo antes de dirigir, respeitando a sinalização, utilizando corretamente os equipamentos de segurança, e, principalmente, se comportando de modo prudente ao volante, podemos diminuir esses números. Essa luta é de todos, porque a paz no trânsito começa por você”, finalizou a capitã Luisiana, reforçando a ideia da campanha.