Visita Técnica as empresas TCA e Triel - HT 19/11/2015 - 09:08

No dia 17 de novembro, os cadetes do 3º ano do Curso de Formação de Oficiais Bombeiros-Militares participaram de uma visita às instalações das empresas TCA – Transformações Veiculares e Triel – HT – Viaturas Especiais, ambas em Erechim, RS.
A atividade, realizada como parte da grade curricular do curso, disciplina de Equipamento Motomecanizado, teve como objetivo verificar na prática situações aprendidas nos bancos escolares. Na empresa TCA os Cadetes conheceram o processo de adaptação das ambulâncias do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, além de viaturas similares de outros Corpos de Bombeiros do Brasil e do SAMU. Todo o processo é especializado, sendo que os trabalhadores atuam em diferentes áreas para a confecção desse tipo de viatura.
Em seguida, sob supervisão do 1º Ten. QOBM Gomes (coordenador do 3º CFO BM) e do 1º Ten. QOBM Allyson (instrutor da disciplina), os militares deslocaram para a Triel – HT. Neste local, puderam acompanhar a linha de produção da montagem de diferentes tipos de caminhão, desde os utilizados pelo nosso Corpo de Bombeiros até os empregados no Aeroporto (que conta com características específicas como a presença de um canhão projetor de água e LGE, que permite que a viatura, mesmo em movimento, possa combater o fogo).
Os 19 cadetes do 3º ano puderam acompanhar, ainda, testes de qualidade e certificação feitos na empresa. Entre eles, o teste de vazão nominal da bomba, tendo sua capacidade testada a 100%, 70% e 50%, e teste de torção e inclinação, para se comprovar o efetivo funcionamento dos caminhões nos mais diversos terrenos. Conforme informado pelo responsável pela entrega dos caminhões, o Paraná é o único estado em que, ao receber os caminhões, faz todos os testes e acompanhamentos necessários para a certificação de que a viatura está em perfeitas condições de uso. Ao final do dia, os militares também puderam ver o funcionamento de uma escada mecânica com alcance de 40 metros de altura.
Toda a atividade foi respaldada no intuito de que os, em breve, aspirantes possam transmitir em suas unidades o conhecimento adquirido e observado na prática. “Essa é a mentalidade que temos que levar para a tropa: como aspirantes teremos um papel importante na identificação de pontos a melhorar e, principalmente, na condução dessa melhora em nosso trabalho”, comentou o Cadete Feijó, sobre a importância de se conhecer todo o processo desde a compra até a entrega dos caminhões – passando pelo seu funcionamento – a fim de que as guarnições possam ter o melhor respaldo possível para executar um atendimento de qualidade e com eficiência.

GALERIA DE IMAGENS