Treinamento de Combate a Incêndio e trabalho em Espaços Confinados 14/08/2017 - 14:50

Nos dias 12 e 13 de agosto, a Associação de Bombeiros Voluntários de Puerto Iguazu, Argentina, promoveu o 2º Encontro de Bombeiros das Três Fronteiras. Na ocasião, foram ministradas instruções de combate a incêndio e trabalhos em espaço confinado, com a participação de mais de 100 bombeiros dos três países, incluindo seis militares do 9º Grupamento de Bombeiros.



As instruções ocorreram no CEMI (Centro de Treinamento Móvel de Incêndios) e no CEMEC (Centro de Treinamento Móvel de Espaços Confinados), siglas traduzida do espanhol para o português. Esses trailers simulam o espaço interno de uma estrutura sinistrada e proporcionam treinamento de forma itinerante, tendo em vista serem transportados através de cavalinho como uma carreta comum.
No CEMI, os bombeiros puderam colocar em prática técnicas de combate a incêndio através da utilização de jatos neblinado e intermitente, além de visualizar efeitos como rollover e flashover, situações que podem ocorrer durante um incêndio. Receberam, também, instruções sobre o resgate de vítimas numa estrutura incendiada, além de técnicas para proteção da equipe.



No CEMEC, o treinamento foi de ambiente confinado e estruturas colapsadas, com alambrados, cabos soltos e diversos empecilhos, simulando uma situação real durante um sinistro. Além das ações de busca e resgate, os bombeiros passaram também pelas dificuldades de comunicação, tendo em vista fortes barulhos dos sons característicos de uma ocorrência.
Os simuladores atuam de forma itinerante, desde 2011 e 2016, respectivamente, por toda a Argentina e têm como objetivo uma formação técnica e especializada dos homens e mulheres que integram os Corpos de Bombeiros Voluntários daquele país, bem como ações como essa realizada no fim de semana com as nações vizinhas.


GALERIA DE IMAGENS