Trabalhador é resgatado com vida após soterramento em silo em Maringá 05/09/2024 - 14:44

Quartel Central do 5ºGB em Maringá/PR (05/09/2024)-Na manhã do dia 04 de setembro de 2024, o 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá foi acionado às 8h58 para atender uma ocorrência grave de engolfamento de trabalhador em um silo de soja localizado em uma cooperativa na PR-317, em Maringá. A vítima foi encontrada consciente, com soja acima do nível da cabeça e o braço exposto à superfície, no interior de um silo, que armazenava 2 mil toneladas de grãos.

A operação de resgate, que durou aproximadamente nove horas, contou com o apoio de duas viaturas ABTR, uma ambulância SIATE e a viatura do Oficial de Área. Além disso, o suporte avançado de saúde foi prestado pelo SAMU, que seguiu o protocolo preventivo para síndrome do esmagamento antes da retirada da vítima.

Os procedimentos incluíram o gerenciamento de riscos, acesso e estabilização da vítima em meio aos grãos, e a avaliação primária das condições clínicas. Utilizando técnicas de contenção dos grãos e o sistema de vantagem mecânica, a equipe conseguiu retirar a vítima do silo com segurança.

Após a retirada, a vítima foi avaliada no interior da ambulância e encaminhada ao Hospital Universitário para exames complementares. Ele estava em bom estado geral, consciente, orientado, sem sinais de fratura ou lesões aparentes, com sinais vitais estáveis e boa perfusão periférica.

Durante o incidente, a vítima estava acompanhada por dois outros trabalhadores, que conseguiram sair antes da chegada das equipes de resgate. Vale ressaltar que os três trabalhadores envolvidos no acidente não estavam utilizando equipamentos de proteção na hora da queda, o que agravou a gravidade da situação.

A ação bem-sucedida ressalta o preparo e a coordenação das equipes de resgate em situações críticas e destaca a importância de seguir protocolos de segurança e utilizar equipamentos de proteção em ambientes de risco.