Terminam as obras do Posto Integrado dos Bombeiros 10/05/2013 - 10:30

Pinhais está prestes a ganhar um Posto Integrado dos Bombeiros. Pronta e na iminência de ser entregue à população, a nova estrutura irá conciliar, num mesmo local, o trabalho dos Bombeiros Comunitários da cidade e do Corpo de Bombeiros do Paraná. O prédio foi erguido na região central do município, ao lado do destacamento da Polícia Militar e da sede da Guarda Municipal, próximo à Delegacia de Polícia.

Resultado da parceria entre Município e Estado, o local tem 21 ambientes, distribuídos em quase 400 metros quadrados de área útil - investimento de cerca de meio milhão de reais. A ideia é que as equipes trabalhem de modo integrado, garantindo assim mais eficiência e rapidez no atendimento às ocorrências. A previsão é que o espaço seja inaugurado ainda neste semestre.

Para o prefeito Luizão, a implantação do posto integrado de atendimento faz parte de uma série de ações da administração municipal em prol da melhoria na segurança pública. "Temos trabalhado muito com ações de prevenção aqui em Pinhais, e esse projeto representa um passo a mais nessa direção", argumenta. "Estamos certos de que evitar riscos é sempre melhor do que dirimi-los. Por isso, esse posto dos bombeiros é mais que uma simples parceria, mas uma conquista para toda a população", conclui.

Bombeiros Comunitários
Instituído por lei há dois anos, o Bombeiro Comunitário de Pinhais é um programa estadual que prevê a parceria com os Municípios no custeio dos investimentos em infraestrutura e dos equipamentos necessário para a prestação desse tipo de serviço nas regiões, além do repasse de um veículo especial para o combate a incêndios. Os agentes, selecionados e contratados pelas prefeituras de cada cidade, atuam com base nos treinamentos específicos oferecidos pelo Corpo de Bombeiros do Paraná. Em Pinhais, a diferença é que os bombeiros comunitários trabalharão em conjunto com um destacamento do Corpo de Bombeiros do Paraná - o que certamente irá garantir ainda mais eficiência e rapidez no atendimento à população.

Atualmente, a equipe dos Bombeiros Comunitários de Pinhais é formada por 10 pessoas, que já atuam nas ocorrências de risco registradas na cidade. E enquanto o posto não é inaugurado, os agentes permanecem sediados nas dependências da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que fica na rua Carlos Drummond de Andrade, nº 166, no bairro Vargem Grande. O telefone para contato é o 3912-5799.