Solenidade militar alusiva aos 105 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná 04/10/2017 - 15:00
Dando início às comemorações dos 105 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná, ocorreu na manhã desta quarta-feira (04) a solenidade militar no Quartel do Comando do Corpo de Bombeiros. O ponto alto da cerimônia foi a entrega da Medalha Presidente Carlos Cavalcanti de Albuquerque, destinada a homenagear militares e civis que se destacaram de forma notória no desenvolvimento de suas atividades em favor da causa pública. A condecoração foi entregue a 17 recipiendários, entre militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de agraciados civis que atuam em parceria com a segurança pública do Paraná.
A tropa, comandada pelo Ten.-Cel Maurício Genero, foi composta por pelotões representativos da Escola de Oficiais, CCB, GOST e pelos Grupamentos de Bombeiros de Curitiba a e Região Metropolitana. A apresentação da tropa foi dirigida ao General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, Comandante da Artilharia Divisionária / 5ª Divisão de Exército.
Em virtude do luto oficial decretado pelo Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná (morte em serviço do 2º Tenente Taborda do 23° BPM), por questões protocolares a banda de música não executou hinos e dobrados, deixando portanto de serem prestadas as honras militares regulamentares. Também não houve o tradicional cântico da “Canção do Fogo”, sendo substituído por um minuto de silêncio.
O Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita citou em sua fala os atos de heroísmo praticados diariamente por todos os bombeiros, sempre com muita técnica e profissionalismo, estando o Governo do Estado ciente desse empenho.
O Comandante-Geral da PMPR, Coronel Maurício Tortato, enalteceu a atuação do Corpo de Bombeiros e de seus integrantes. “É um momento muito digno, a cada ano essa instituição aumenta o peso estratégico na segurança pública perante a comunidade”
Durante a leitura do Boletim Especial, o coronel Fábio Mariano de Oliveira, Comandante do Corpo de Bombeiros, reforçou a importância de manter o legado de 105 anos de história, construído por Praças e Oficiais. Salientou ainda o apoio do Governo do Estado em investimentos na educação continuada dos profissionais, por meio de cursos de formação, especialização e aperfeiçoamento. De modo especial, fez alusão a construção da Escola de Bombeiros em São José dos Pinhais, em fase de licitação.
“Nós agradecemos a credibilidade da comunidade. São 105 anos servindo a nossa população paranaense e todos os resultados são reflexo do investimento aplicado, sendo mais de R$ 40 milhões, tanto na capacitação quanto em novos equipamentos. O grande desafio é esse, manter o legado daquelas pessoas que nos antecederam”, explicou.
Para acessar a galeria de fotos deste evento, clique no link abaixo: