Simulado para o Curso de Formação de Soldados 28/07/2016 - 13:44
Ao compreendermos o lema do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, “Por uma vida todo sacrifício é dever”, e de que sua missão é, portanto, garantir o direito inalienável da vida, cabe a nós cumprir essa missão da melhor maneira possível. Em busca disso, ocorreu nesta segunda-feira, 25 de julho de 2016, um simulado de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) para os alunos do CFSd do 2º SGBI, o qual integrou as disciplinas de Sistema de Comando de Incidentes, Salvamento Veicular, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate à Incêndio e Psicologia das Emergências.
O exercício simulou um acidente de trânsito envolvendo três veículos leves, com 10 vítimas no total (duas delas presas em um dos veículos), todas caracterizadas – dentre elas uma criança, uma grávida e uma vítima que entrou em óbito durante o atendimento, seguido de um pequeno incêndio em um dos veículos. Assim, foi aplicado o método START, utilizado para alocar recursos e hierarquizar o atendimento de vítimas, estabelecendo prioridades, proporcionando o atendimento e o transporte rápido do maior número possível de vítimas. A idéia era, portanto, por meio da utilização dos princípios da disciplina de SCI, realizar o atendimento do incidente, integrando as disciplinas de Salvamento Veicular, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate à Incêndio e Psicologia das Emergências - na medida em que os alunos se deparavam com a cena e o estado físico/emocional das vítimas. Durante o transcorrer do simulado, foram realizadas fotos e filmagens, as quais comporão o material pedagógico da referida disciplina.
A interdisciplinaridade deve ser compreendida e buscada concretamente dentro da formação destes novos bombeiros. As disciplinas isoladas devem ser contextualizadas, para que ocorra o processo completo de aprendizado de determinado assunto. Desta maneira, o aluno conseguiria ter uma visão do todo, compreendendo a relação entre as disciplinas e retendo melhor as informações que lhe foram repassadas na medida em que são aplicadas na prática e, desta forma, saber lidar com as dificuldades do dia-a-dia nos quartéis - falta de efetivo, falta de material, dentre outras situações - que obrigam o bombeiro militar a saber utilizar os recursos (humanos e materiais) disponíveis e da melhor forma possível.
Ao término do simulado, foi realizado um feedback com os alunos, militares envolvidos e os atores do grupo Danko de Pato Branco, que proporcionaram a realidade necessária ao simulado. E, posterior a este feedback, os 26 alunos do CFSd 2016 se reuniram e realizaram uma autoavaliação, proporcionando a reflexão sobre as atitudes adotadas por eles durante o simulado.
O exercício simulou um acidente de trânsito envolvendo três veículos leves, com 10 vítimas no total (duas delas presas em um dos veículos), todas caracterizadas – dentre elas uma criança, uma grávida e uma vítima que entrou em óbito durante o atendimento, seguido de um pequeno incêndio em um dos veículos. Assim, foi aplicado o método START, utilizado para alocar recursos e hierarquizar o atendimento de vítimas, estabelecendo prioridades, proporcionando o atendimento e o transporte rápido do maior número possível de vítimas. A idéia era, portanto, por meio da utilização dos princípios da disciplina de SCI, realizar o atendimento do incidente, integrando as disciplinas de Salvamento Veicular, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate à Incêndio e Psicologia das Emergências - na medida em que os alunos se deparavam com a cena e o estado físico/emocional das vítimas. Durante o transcorrer do simulado, foram realizadas fotos e filmagens, as quais comporão o material pedagógico da referida disciplina.
A interdisciplinaridade deve ser compreendida e buscada concretamente dentro da formação destes novos bombeiros. As disciplinas isoladas devem ser contextualizadas, para que ocorra o processo completo de aprendizado de determinado assunto. Desta maneira, o aluno conseguiria ter uma visão do todo, compreendendo a relação entre as disciplinas e retendo melhor as informações que lhe foram repassadas na medida em que são aplicadas na prática e, desta forma, saber lidar com as dificuldades do dia-a-dia nos quartéis - falta de efetivo, falta de material, dentre outras situações - que obrigam o bombeiro militar a saber utilizar os recursos (humanos e materiais) disponíveis e da melhor forma possível.
Ao término do simulado, foi realizado um feedback com os alunos, militares envolvidos e os atores do grupo Danko de Pato Branco, que proporcionaram a realidade necessária ao simulado. E, posterior a este feedback, os 26 alunos do CFSd 2016 se reuniram e realizaram uma autoavaliação, proporcionando a reflexão sobre as atitudes adotadas por eles durante o simulado.