Simulado de evasão com assinatura do Plano de Contingência do Município de Fazenda Rio Grande 17/12/2013 - 10:30

Neste sábado dia 14 de dezembro, na cidade de Fazenda Rio Grande, a 6ª COREDEC, em parceria com Defesa Civil Municipal e Nacional, realizou um simulado como encerramento das atividades da 6ª COREDEC em 2013.

O simulado foi coordenado pelo Secretário Municipal da Defesa Social, Capitão reformado da Polícia Glauber Antônio Brochado e baseava-se em uma emergência de deslizamento de terra provocado por fortes chuvas, com abandono dos moradores da região e encaminhamento ao abrigo municipal.

Aproximadamente 20(vinte) famílias estiveram envolvidas no evento, das quais 50 (cinquenta) pessoas abandonaram as casas e foram encaminhadas ao abrigo da região, Ginásio de Esportes Gurizão.

As atividades operacionais foram coordenadas pelo 2º Tenente Jorge Henrique Freire, que atuou em conjunto com a Defesa Civil municipal, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Trânsito – FAZTRANS e também foi feito o acompanhamento por uma câmera com imagens em tempo real que repassava a situação do local ao Posto de Comando, estabelecido no Gabinete de Gestão Integrada do Município para eventos de Segurança.

Após o encaminhamento das Vítimas ao abrigo uma solenidade coroou o término evento com a assinatura do Plano Municipal de Emergência e o almoço de confraternização do Corpo de Bombeiros da Fazenda Rio Grande, realizado na chácara da Associação da Vila Militar do Umbará.

Estiveram presentes Coordenador da 6ª COREDEC, Tenente-Coronel Fábio Mariano de Oliveira, o Prefeito de Fazenda Rio Grande, sr. Marcio Wosniak, Chefe da Divisão Defesa Civil Estadual, Tenente-Coronel Edemilson de Barros, Major Adriano de Mello, Chefe da 8ª Seção do 6º GB, Capitão Romero Nunes da Silva Filho, Chefe do Setor Operacional da Defesa Civil Estadual e também Major RR Santana, do Corpo de Bombeiros de Brasília, representando a Defesa Civil Nacional.