Simulado MAIO AMARELO em Campina Grande do Sul 23/05/2024 - 15:21
Aconteceu na terça-feira, dia 21/05, em Campina Grande do Sul, como parte da campanha Maio Amarelo, um simulado de atendimento de uma ocorrência de resgate veicular. Na ocasião, o cenário era de um atropelamento, seguido por um AUTO x ANTEPARO, onde o veículo, conduzido por um motorista embriagado que estava acompanhado de um amigo, invadiu a contramão e vitimou fatalmente uma pedestre e colidiu, frontalmente, em um poste.
Alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Campos Sales, prestigiaram o evento que teve organização da Secretaria de Ordem Pública e Segurança, e colaboração da Defesa Civil, Deptran e Guarda Civil Municipal (GCM) de Campina Grande do Sul e o apoio do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros (7º GB) e da primeira equipe feminina de salvamento veicular do estado do Paraná, STABFEM.
Na simulação, as bombeiras militares que compõem a STABFEM, Cb. Lell, Cb. Thalyta, Cb. Duana, Cb. Elisa, Sd. Cilinéia, Sd Ana, Sd. Moscardi e Sd. Bruna atuaram com maestria, utilizando as mais modernas ferramentas de acesso e liberação de vítimas presas às ferragens, além das técnicas de desencarceramento e de atendimento pré-hospitalar.
A Sd. Moscardi salientou a importância da conscientização da educação no trânsito, especialmente entre os jovens, pois estão entre os mais afetados por acidentes de trânsito: "Campanhas como o Maio Amarelo desempenham um papel vital em educar e alertar todos os cidadãos sobre como comportamentos seguros no trânsito podem salvar vidas".
A educação no trânsito também, além de frisar os perigos da imprudência, principalmente na condução de veículos, mostra que o acionamento rápido dos serviços de emergência e da precaução ao mover as vítimas, podem salvar vidas e minimizar danos. Podemos incluir como passos básicos:
1) Garantir a segurança: Antes de se aproximar da vítima, certifique-se de que a cena é segura tanto para você quanto para outros. Evite novos acidentes.
2) Pedir ajuda: Ligue imediatamente para os serviços de emergência, Corpo de Bombeiros (193), fornecendo todas as informações necessárias sobre a situação e a localização.
3) Não mover a vítima: A menos que seja absolutamente necessário (como em caso de incêndio), não mova a vítima, pois movimentos inadequados podem agravar lesões, especialmente na coluna vertebral.
"Infelizmente, os acidentes de trânsito são um tipo de ocorrência comum para o Corpo de Bombeiros e suas consequências são frequentemente graves. Esses incidentes não só devastam as vítimas e suas famílias, mas também impõem um pesado ônus econômico e emocional à sociedade. É por isso que a prevenção e a educação em segurança no trânsito são tão essenciais", finalizou a comandante da equipe, Sd. Moscardi.
Cláudio Adão Crozetta, secretário de Ordem Pública e Segurança de Campina Grande do Sul, ressaltou a relevância das ações de conscientização, especialmente entre os adolescentes, que são os futuros condutores. "Muitos dos jovens presentes já estão muito próximos da idade de aprender a dirigir e tirar a CNH. Esperamos que eles pensem duas vezes antes de pegar no volante após ingerir bebida alcoólica ou ainda, de pegar uma carona com alguém que abusou do álcool. A ação simulada do acidente de trânsito foi realizada no sentido de apresentar as consequências que uma decisão errada pode ter no trânsito, assim como na vida", disse Crozetta.
>> Equipe STABFEM:
> Equipe exclusivamente formada por mulheres
> 3º Lugar Geral no 2º Desafio Estadual de Salvamento Veicular 2022 - Curitiba - PR
- 3ª Melhor Equipe Técnica;
- 3ª Melhor Equipe de Atendimento Pré Hospitalar;
> 3º Lugar Categoria Desenvolvimento no 5º Desafio Nacional 2022 - Chapecó - SC
- Comandante: Sd. Moscardi
- Socorristas: Cb. Lell, Cb. Elisa e Sd. Ana
- Técnicas: Cb. Thalyta e Sd. Bruna e Cb. Duana
- Logística: Sd. Cilinéia
A PAZ NO TRÂNSITO, COMEÇA POR VOCÊ!
Corpo de Bombeiros Militar do Paraná,
Nós Salvamos Vidas!