SIATE faz 25 anos 28/05/2015 - 09:30

Para marcar os 25 anos de atividades do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (SIATE), o Corpo de Bombeiros do Paraná realizou uma homenagem na manhã desta quarta-feira (27/05) aos integrantes do grupo (médicos, enfermeiros e socorristas). Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que fazem parte da criação do Siate também foram homenageados. Na oportunidade, duas ambulâncias de apoio a médicos plantonistas foram entregues ao Corpo de Bombeiros para melhorar ainda mais o atendimento à população.

“Parabenizo o Corpo de Bombeiros e o Siate pelos 25 anos de serviços prestados à população paranaense. Essa atividade é responsável por salvar muitas vidas e tem o nosso reconhecimento por isso. A Polícia Militar, juntamente com o Corpo de Bombeiros, exalta a qualidade profissional de todos os militares estaduais, médicos e enfermeiros que compõe esse brilhante grupo”, destacou o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.

Para o coronel Juceli Simiano Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros, a parceira com outros órgãos ligados a área de saúde pública garantiu a excelência nos serviços prestados. “É um serviço de referência para todas as outras atividades públicas pela qualidade e excelência aplicadas por estes valorosos profissionais. A parceria entra a nossa instituição com a PM, secretarias de saúde dos municípios e do estado, garantiu o sucesso e credibilidade que se vê hoje”, afirmou.

Estiveram presentes na solenidade, além do Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato e o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior, o Diretor-Geral da SESP, Francisco José Batista da Costa, o doutor Vinícius Augusto Filipak, que representou o secretário de Saúde do estado, o Chefe do Estado Maior do CB, coronel Fábio Mariano de Oliveira, o Diretor de Saúde da PM, coronel Raimundo José Moro, o Coordenador do Siate em Curitiba, Edson Vale Teixeira, além de ex-comandantes da PM e do Corpo de Bombeiros, médicos e enfermeiros do Siate, socorristas e convidados.

O Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência) foi criado em 1990 e foi o primeiro modelo pré-hospitalar público destinado a atender situações de trauma e emergência de forma rápida e eficiente. “Hoje, o tempo médio de atendimento à uma ocorrência, desde o acionamento via COBOM até a chegada da ambulância no local, é de 10 minutos, o que reforça a eficiência da atividades no socorro às vítimas”, disse a porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Rafaela Mansur Diotalevi durante o discurso.

DADOS – Em dias de semana, a média de atendimento por dia é de 60 (o número dobra nos finais de semana) e cerca de 70% dos atendimentos é de acidentes de trânsito. Em média, cerca de 1.800 encaminhamentos à unidades hospitalares são realizados por mês.

Muitos dos agraciados acompanharam a evolução do grupo ao longo dos 25 anos, como o cabo Luiz Nelson Jacob. “É uma honra muito grande, durante muitos anos estamos trabalhando, não trabalhos para receber homenagens, mas para salvar vidas, por isso tenho muito orgulho de fazer parte do Siate”, disse. O sargento Luiz Fernando Silva Baumel, que também fez parte das primeiras atividades do grupo, reforça a opinião do colega de farda. “Para nós é motivo de orgulho fazer parte dessa história. Daqui a pouco tempo estarei indo para a reserva, mas vou carregar comigo as lembranças e alegrias de ter sido integrante do Siate”, afirmou.

A médica Mônica Fiuza Parolin, que está no grupo desde a sua criação, exaltou o empenho de seus colegas no atendimento de ocorrências. “É muito bacana a gente ver que desde o início do Siate até agora, todos empenham garra e o compromisso com a vida das vítimas. Muitos colegas já se aposentaram, mas todos tem em comum o orgulho de fazer parte dessa história”, ressaltou.

Durante o evento, o coronel Simiano recebeu as chaves de duas ambulâncias Renault Master, que serão usadas para o transporte do médico plantonista até o local de ocorrência. Os veículos foram adquiridos por meio do Programa Paraná Urgência. “Esses veículos fazem parte da renovação de nossa frota e nesse momento serão usados pelos médicos plantonistas que atendem ocorrências nas ruas para atender pessoas. São ambulâncias adequadas para atividade, em perfeitas condições de uso, a fim de aperfeiçoar ainda mais o serviço e garantir a integridade dos bombeiros e profissionais que atendem a população”, completou o coronel Simiano.

O coronel Miguel Arcanjo Capriotti, que comandou da PM e o Corpo de Bombeiros no fim dos anos 1980, explicou como surgiu o programa do Siate. “Estávamos em viagem nos Estados Unidos quando conhecemos as técnicas de atendimento de urgência no estado americano de Ohio. Trouxemos no avião uma maca, um colar cervical, um cardioversor e uma faca especial para cortar cintos de segurança de veículos. Espelhados no sistema deles, criamos o Siate, que hoje é um sucesso e é reconhecido em todo o Brasil”, disse.

GALERIA DE IMAGENS