SECA EM ALAGOAS 28/05/2012 - 15:10

 
Comitê da Seca
    Foi com essa afirmativa que o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros e Coordenador Estadual da Defesa Civil do Estado de Alagoas, Coronel Luiz Antônio Honorato, iniciou a reunião do Comitê Integrado de Combate a Seca no Palácio da República em Maceió.

     Segundo o Comandante e presidente do comitê, Alagoas poderá passar por um dos maiores desastres naturais dos últimos 50 anos. As fontes foram reveladas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da central de meteorologia estadual de Alagoas.

     O fenômeno das secas no Brasil se dá por causas naturais, uma região que apresenta alta variabilidade climática, ocorrendo quando a chamada zona de convergência intertropical (ZCIT) não consegue se deslocar até a região Nordeste no período verão-outono no Hemisfério Sul (fonte SUDENE).

     “A seca vai acontecer, não adianta lutar contra ela porque ela existe. Mas para que o impacto da seca seja diminuído e para que possamos organizadamente ajudar o sertanejo alagoano, um povo humilde e carente que tanto precisa de nossa ajuda, estamos organizando e institucionalizando o plano de trabalho e ações de combate a seca envolvendo órgãos públicos federais, estaduais e municipais”, relatou o Comandante.

     A reunião ainda contou com a presença dos representantes da Defesa Civil Nacional e do Ministério da Integração, o senhor Oliveira Lima e do Tenente Coronel Fábio, pertencente ao Estado do Paraná,

GALERIA DE IMAGENS