Projeto “Bombeiros por 24 horas” possibilita que pré-adolescentes vivenciem a realidade de um bombeiro 05/11/2011 - 08:20
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
Você já parou para imaginar quão árduo é a atividade de um bombeiro militar? Já pensou em viver a rotina deste profissional pelo menos por um dia? Combater incêndio, salvar vidas, realizar primeiros socorros, passar por um treinamento árduo na terra, no mar e na água? Isso foi vivido recentemente por pré-adolescentes de Maringá, pertencentes ao Colégio Paraná e a Faculdade Maringá, que participaram do projeto “Bombeiros por 24 Horas”, do 5º Grupamento de Bombeiros (GB).
A responsabilidade social e a formação de cidadãos mais conscientes se dá ainda na pré-adolescência, fase na qual alguns conceitos e comportamentos se definem. “Por isso, para despertar a conscientização, buscar a interação do Corpo de bombeiros com a comunidade, e resgatar os papéis de prevenção a acidentes ocasionados por ações destes pré-adolescentes, nossa unidade realiza este projeto que proporciona a eles maior conhecimento e integração”, destaca o Tenente-Coronel Claudio Luiz Zanlucas, Comandante do 5º GB.
Esta é a 5ª edição do projeto que é realizado anualmente. “Desta vez tivemos uma inovação com a inserção do grupo feminino, isto é, até o ano passado participavam das atividades somente meninos, agora as meninas também podem participar, devidamente acompanhadas pelas suas mães”, revela o Comandante. O projeto prevê que os alunos fiquem internados 24 horas no quartel, ou seja, das 8 horas às 8 horas do dia seguinte.
A atividade, voltada aos pré-adolescentes de 08 a 12 anos, contou com a participação de 70 educandos (44 meninos e 26 meninas), sendo 35 filhos de Bombeiros e 35 estudantes do Colégio Paraná. “Dentre as ações, os adolescentes participaram de rapel, tirolesa, aprenderam primeiros socorros, combate a incêndio, emergências aquáticas e manobras com caiaques e barcos, civismo, além de participarem de atividades de entretenimento como caça ao tesouro, jogos de futebol e vôlei”, conta Zanlucas.
“Buscamos ainda com esta atividade desenvolver o espírito de altruísmo, de ajuda à sociedade”, avalia Zanlucas. “São ações como estas, que somadas a tantas outras que ocorrem na vida destes pré-adolescentes, contribuem para a formação de uma cultura”, descreve o Tenente-Coronel. Alguns alunos participam todos os anos da atividade segundo o Comandante.
Os objetivos da atividade foram a comemoração do Dia do Corpo de Bombeiros do Paraná e do Dia das crianças, a elaboração de atividades que contribuirão na formação do ser humano, realizar atividades individuais e coletivas; orientar noções básicas de segurança e primeiros socorros; proporcionar atividades de responsabilidade social; interagir o Corpo de Bombeiros com a comunidade, resgatando os papéis de prevenção a acidentes ocasionados por pré-adolescentes e executar o projeto “Por uma vida todo sacrifício é dever”.
BOMBEIRO 24 HORAS – O Corpo de Bombeiros, como instituição voltada para o bem-estar da comunidade, procura desenvolver projetos de responsabilidade social, com a finalidade precípua de participar da formação de cidadãos bem mais conscientes, com visão do mundo, oportunizando a escolha de uma atividade profissional, ensejando uma crítica da realidade social de forma a tornarem agentes de transformação e multiplicadores de conhecimento no setor em que atuarem.
Na perspectiva de um adulto bem sucedido, não há como negar os benefícios da prática regular moderada da atividade física incentivada ainda na adolescência, pois ações ligadas à doação de um ritmo de vida mais ativo diretamente relacionado aos exercícios corporais favorecem, em última análise, melhoria da autodeterminação, da saúde física, psicológica e do bem estar geral.
As atividades ocorreram no Quartel do Corpo de Bombeiros de Maringá, situado na Rua Benjamim Constant, 93, Zona 7, quase esquina com a Avenida Paraná.
Fotos: 5° GB