Primeiro Memorial do Brasil dedicado exclusivamente ao serviço de guarda-vidas é Inaugurado no Paraná 17/02/2013 - 15:00

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná inaugurou na tarde desta sexta-feira (15/02) o 1º Memorial do Brasil dedicado exclusivamente ao serviço de guarda-vidas, em comemoração ao Jubileu de Ouro deste serviço no Estado do Paraná. Durante a solenidade, realizada no Centro de Treinamento Aquático do Corpo de Bombeiros em Guaratuba (litoral do Estado) foram entregues medalhas comemorativas aos primeiros guarda-vidas do Paraná. A solenidade foi presidida pelo o Subcomandante Geral da Polícia Militar José Vilmar Becker.

"Para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros esta homenagem representa um orgulho muito grande, assim como para cada um dos veteranos que foram homenageados, para as famílias deles e para toda a sociedade paranaense, que pode contar com o padrão dos serviços oferecidos por eles, de qualidade extrema", avalia o coronel Vilmar. O memorial inaugurado reúne esculturas e fotos que contam a história dos guarda-vidas no Paraná.

"Este é um momento de reconhecimento da corporação aos profissionais que começaram em 1962 a realizarem este serviço em nosso litoral, alguns já com bastante idade, mas que vieram aqui para receber o reconhecimento pelo trabalho que iniciaram, e que hoje completa 50 anos", descreve o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento. A prefeita de Guaratuba, Evani Justus, agradeceu pelo trabalho dos guarda-vidas, dos bombeiros e da Polícia Militar nesta temporada. "Parabéns aos veteranos pelo trabalho realizado, e desejo aos jovens saúde e vontade para continuarem salvando vidas". 

A evolução da atividade de salvamento aquático, de acordo com o coronel Pombo, vem sendo constante, começando com a melhoria das estruturas de alojamento, fardamento e materiais, indo até o apoio com a aeronave de motos aquáticas, além das novas técnicas de resgate e socorros pré-hospitalar "Por isso estamos reunidos aqui hoje, para fazer historia, reconhecer os tão empenhados guarda-vidas que tantas vidas já preservaram", disse Pombo.

A medalha foi criada pela portaria de Nº 1.140 do Comando Geral da Polícia Militar em 18.12.2012 e é destinada a todos os militares que desempenham ou desempenharam funções diretamente ligadas ao salvamento aquático no estado do Paraná. "Nesta solenidade recebem a medalha oficiais de prata que participaram da primeira Operação Verão em 1962 e os que participaram do primeiro curso de guarda-vidas realizado ainda na década de 60", conta Pombo. 

Estiveram presentes no evento, além do Subcomandante Geral, o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Flávio José Correia, o tenente-coronel, Orlando Arthur da Costa, o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, major Paulo Henrique de Souza, o subcomandante do 8º Grupamento, major Edson Oliveira Ávila, a prefeita do município de Guaratuba, Evani Cordeiro Justus, o presidente da Câmara Municipal de Guaratuba, Mordecai Magalhães de Oliveira, o capitão dos postos de Paranavaí e Antonina Capitão-de-Mar-e-Guerra, Francisco Dantas de Almeida, o Coordenador Municipal da Defesa Civil e Secretário de Segurança Pública de Paranaguá, advogado Cícero Alves Fernandes, o Vice -Prefeito de Pontal do Paraná, Danilo Garbelati, além de outros oficiais e praças da corporação.

O serviço de guarda-vidas foi iniciado oficialmente em janeiro de 1962 durante o cerimonial realizado na Escola de Pesca de Guaratuba para a inauguração do primeiro destacamento de guarda-vidas do Paraná. Um dia depois foi inaugurado o serviço de guarda-vidas nas parias de Matinhos e Caiobá, também nesta década foi iniciado o primeiro curso de guarda-vidas da corporação com a duração de quatro meses tornando- se frequentes depois. Hoje este serviço é oferecido, além do litoral do Estado, em praias artificiais, lagos fluviais e em rios de interesse turístico em todo o Estado.

MEMORIAL - No memorial estão assuntos referentes a atividades de salvamento aquático, um pouco da história dos guarda-vidas e também como as pessoas adquiriram o hábito de frequentar as praias. Por meio do acervo iconográfico em cada painel espalhado pelo memorial, observamos a evolução histórica das cidades litorâneas, trajes de banho, residentes, crescimento e mudanças da faixa litorânea, evolução dos uniformes de guarda-vidas e dos equipamentos utilizados em cada década.

Trata-se de um ambiente especial e iluminado com peças artesanais feitas pelos próprios bombeiros militares, esculturas em bronze, itens como a raiz de uma figueira recuperada e trabalhada artesanalmente entre outros itens. O memorial também conta com fotos que mostram a história das atividades de guarda-vida e do salvamento aquático.

Integrantes veteranos do Corpo de Bombeiros que receberam a medalha:
  • Coronel José Fernando Busnardo de Mello
  • Coronel Miguel Arcanjo Capriotti
  • Tenente-Coronel Candido Alves de Souza
  • Major Antonio Nogueira dos Santos
  • Capitão Ewaldo José de Souza Filho
  • Subtenente Juvinilio Ramos de Siqueira
  • Subtenente Lindolfo Liandro Silvano
  • Sargento Francisco de Souza
  • Sargento João Antonio Camargo
  • Sargento Miguel Dasko
  • Sargento Muniz Rosa de Cardoso
  • Sargento Raul de Camargo
  • Cabo Rubens Santarém
  • Cabo Vitório Dal Passo
  • Soldado Moacir André Boemer

 

GALERIA DE IMAGENS