Prevenir é salvar, educar para não afogar! 24/01/2020 - 08:50
Quando falamos em afogamento pensamos logo em praias. Mas os afogamentos no Brasil ocorrem principalmente em águas naturais como rios, lagos e represas. São estes os locais de maior perigo onde ocorrem 70% das mortes no Brasil.
Geralmente este tipo de afogamento acontece com adultos do sexo masculino que procuram locais isolados em rios e cachoeiras, as vezes para pescar outras para tomar cerveja com os amigos.
Fato é que pelo menos 11 brasileiros morrem nestes locais diariamente e, portanto, precisamos conhecer as formas de acabar com este tipo de tragédia:
- Procure sempre um local com segurança de guarda-vidas.
- Sempre avise o local que está indo para um parente e a hora programada para retorno.
- Leve sempre um amigo, pois isto aumenta sua segurança.
- Antes de pescar ou tomar banho observe qual o local mais seguro, pois estes locais tem uma aparência tranquila que engana a muitos.
- Utilize sempre um colete salva-vidas. Isto pode fazer uma grande diferença de vida ou morte a você.
- Cuidado com o limo nas pedras, ele pode fazer você escorregar e cair na água.
- Cuidado com buracos e fundos de lodo, você pode afundar rapidamente e ficar preso.
- Se o rio tiver correnteza nunca entre na água acima do joelho.
- Nunca mergulhe de cabeça, pois isto já provocou diversas mortes ou paralisia.
- Aprenda como ajudar em situações de emergência.
Se tomadas todas estas dicas de prevenção e você mesmo assim cair no rio, não lute contra a correnteza, guarde suas forças para flutuar e acene por socorro imediatamente. Coloque os pés à frente e a barriga para cima e direcione o braço de forma a usá-lo como um leme, desta forma a própria correnteza o levará a margem.
Se você for socorrer alguém nesta situação, jogue uma corda com algum objeto de flutuação na ponta e mantenha firme após a vítima se agarrar na corda, e a correnteza levará a vítima mais adiante na sua própria margem.
Nunca tente entrar na água para realizar o socorro, isto pode matá-lo. Chame por ajuda e jogue qualquer material de flutuação para parar o afogamento.
A dica mais importante para todos que gostam de lagos e rios é sempre usar um colete salva-vidas.
Fonte: Boletim Epidemiológico no Brasil - SOBRASA; Comunicação Social do 10º GB.