Prevenindo situação de pane pneumática no caminhão dos Bombeiros, 6° SGBI promove instrução de acionamento da bomba do ABTR manualmente 22/07/2013 - 16:00

6º Subgrupamento de Bombeiros Independente realizou na última sexta-feira (19), sob o comando do Aspirante Maurício Batista Dubas, a instrução de acionamento da bomba do caminhão de combate a incêndio (ABTR) manualmente.

Com o objetivo de capacitar a tropa, a instrução visa simular uma pane no sistema elétrico e pneumático do caminhão, o que inutiliza todos os comandos no painel da bomba; em um incêndio é possível acionar a bomba manualmente. Com alguns minutos, os militares localizaram as válvulas e colocaram na posição ideal para funcionamento, ainda, foi visualizada toda a parte estrutural do caminhão e conexões do sistema, capacitando os militares para situações de falhas mecânicas.

Os militares comentaram que essa é uma instrução de altíssima importância e utilidade, pois o painel da bomba de fácil utilização, com luzes e botões, é algo que veio a somar para a atividade de combate a incêndio, porém, se apresentar mal funcionamento, o incêndio pode não ser combatido. Assim com essas informações, há uma forma alternativa de utilização do equipamento. “O ideal seria ter juntamente com o painel da bomba, as alavancas de acionamento manual, como nos caminhões antigos, somando tecnologia com praticidade e segurança”, comentou Cabo Valdivo.

O Aspirante Dubas, ressalta que o Corpo de Bombeiros de Brasília já solicita em seus novos caminhões as alavancas de fácil visualização, prevendo situações de pane. Relata ainda que na Operação Verão 2012/2013, quando estava de Oficial de Socorro em Matinhos-PR, ocorreu uma situação de pane no sistema pneumático do caminhão de combate a incêndio em uma ocorrência de incêndio em residência, onde foi acionado manualmente todo o sistema.

A instrução contou com a participação do Cadete Bombeiro Lechinhoski e Cadete Bombeiro Mazzini da Academia Policial do Guatupê que cumprem estágio de duas semanas no 6º SGBI.

GALERIA DE IMAGENS