O serviço de Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e o Dezembro Laranja 21/12/2016 - 09:50

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, neste mês, a campanha Dezembro Laranja, que objetiva alertar a população para a prevenção ao câncer da pele, o tipo de câncer mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos a cada ano. 

A exposição excessiva ao sol é a principal causa do envelhecimento cutâneo, ocasionando fotodano à pele, podendo ter como consequência o aparecimento de sardas, rugas, melasmas e queimaduras. Todas essas lesões, eventualmente, podem evoluir para a mais perigosa consequência: o câncer da pele.

“Proteger a pele contra a radiação UV é imprescindível. Esse ano iniciamos a campanha mais cedo, com as doenças dermatológicas provocadas pela exposição solar descontrolada e sem fotoproteção, culminando no Dia C contra o Câncer da Pele, abrindo o Dezembro Laranja”, destaca Emerson Lima, coordenador da campanha.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná está ciente dos riscos a que os Bombeiros Militares que exercem a função de Guarda-vidas no estado estão expostos durante o turno diário de serviço, em virtude da frequente e prolongada exposição à radiação solar ultravioleta. Por este motivo e, ainda, em consonância com os objetivos da SBD, a corporação tem disponibilizado, há mais de 20 anos, protetor solar corporal e labial, além de bonés e óculos escuros, para esses profissionais, com vistas a potencializar medidas de saúde e segurança ocupacional voltadas a este público interno. 

Visando a atender aos mais modernos padrões de exigência aplicados a esses produtos e buscando promover maior proteção aos Guarda-vidas, foi revisada a especificação dos protetores a serem adquiridos pelo Governo do Estado, aumentando o Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo a raios UVA de 11 para 17, mantendo o FPS mínimo para UVB em 30. Outrossim, foi adicionada a característica de repelência a insetos, promovendo mais conforto e ampliando o espectro de prevenção para doenças como a dengue.

Ainda nesse mesmo sentido, reforçando, ainda mais, a proteção do Guarda-vidas à exposição aos raios solares ultravioletas, o Corpo de Bombeiros está apresentado novidades nos uniformes utilizados, especialmente nas camisetas, as quais, seguindo o exemplo de renomadas entidades de salvamento aquático, de países como Austrália e Estados Unidos, passarão a estar disponíveis em modelos de mangas curtas e compridas. Além disso, o tecido de confecção é mais leve, com características hidrofóbicas (repele a água e mantem o conforto térmico do profissional) e com FPS a raios UVB mínimo de 25. Tudo pensado para garantir mais segurança e conforto ao profissional, mantendo os mesmos padrões de performance operacional.

A utilização dessas novas peças de uniforme, aliadas às já existentes, tais como bermudas, bonés e chapéus, tem como objetivo principal a redução da exposição corporal excessiva do profissional Bombeiro Militar, no exercício da função de guarda-vidas, à radiação solar ultravioleta, especialmente nos períodos mais críticos, entre as 10h e as 16h. Tantos esforços, contribuem para a mitigação dos episódios de queimadura por sol, evitando, a longo prazo, que essas lesões cutâneas possam evoluir para o desenvolvimento do câncer de pele.

Já para a população em geral, especialmente aqueles que frequentam os balneários do litoral do estado, não há com o que se preocupar, pois todas as novas peças de uniforme foram desenvolvidas na mesma modelagem das utilizadas anteriormente, mantendo os mesmos padrões de identidade visual dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.


GALERIA DE IMAGENS