No Dia Nacional do Bombeiro, militares estaduais são homenageados durante solenidade na Capital do PR 04/07/2016 - 08:52

É arriscando a própria vida que os bombeiros militares do Paraná têm atuado diuturnamente para salvar pessoas desconhecidas em todos os rincões do estado. Ao enfrentarem o frio, o calor, ambientes e cenários completamente distintos, esses profissionais elevam o nome do Corpo de Bombeiros como instituição que salvaguarda a sociedade paranaense. Em reconhecimento a esses valores, comemora-se nesta sexta-feira (01/07) o Dia Nacional do Bombeiro. Em Curitiba, a solenidade foi constituída por homenagens e entrega de medalhas por tempo de serviço, além de certificados aos bombeiros militares da reserva remunerada.

“Esta solenidade está inserida num processo de valorização de homens e mulheres que honram seu compromisso e juramento, efetivamente colocando a sua vida à disposição da sociedade paranaense como diz o próprio lema do Corpo de Bombeiros: vida alheia riquezas à salvar. Em todas as dimensões, seja na atuação preventiva, no atendimento ao trauma, nas ações de combate ao incêndio, no atendimento aos acidentes ou nas ações de defesa civil, o Corpo de Bombeiros se destaca”, afirmou o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.

Durante o evento, a corporação manifestou o seu reconhecimento aos bombeiros militares, bem como enalteceu a dedicação e empenho deles no cumprimento da missão de salvar vidas. Para tanto, os militares estaduais que completaram 10, 20 e 30 anos de serviços prestados foram condecorados com uma medalha de bronze, prata e ouro, respectivamente, diante de seus companheiros de farda, familiares e amigos presentes.

Também foi lembrado dos bombeiros que encerraram a carreira com mais de 30 anos de serviço e eles receberam um certificado em homenagem à história que construíram e ao legado que deixaram para os novos integrantes. “É um reconhecimento por tudo aquilo que fizeram e estão fazendo, além de servir como referência para aqueles que estão chegando agora, no sentindo que eles entendam a importância de nossa atividade e o reconhecimento que o Corpo de Bombeiros e a sociedade toda oferece para esses profissionais”, salientou o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior.

Um dos homenageados foi o sargento bombeiro da reserva remunerada César Augusto Hubertque trabalhou durante 35 anos, dos quais 26 na unidade de Campo Largo. Depois, ele participou da formação do Corpo de Bombeiros Comunitário em Almirante Tamandaré e após essa fase, finalizou a carreira na capital do estado. “Não tenho nem palavras para exprimir o sentimento que tenho diante do reconhecimento que recebi nessa solenidade. Foi um momento muito especial para mim”, disse
O sargento André Adilson Aparecido Blasques, que ainda está na ativa, destacou que além de receber a homenagem, pode rever grandes amigos que acompanharam sua evolução no Corpo de Bombeiros. “Fiquei emocionado pela consideração que recebi e pude reencontrar antigos colegas de trabalho, alguns que entraram na corporação no mesmo ano que eu, então foi um evento especial”, afirmou.

Ao todo, 38 pessoas foram agraciadas com a medalha e 10 agraciados com o certificado de elogio (integrantes da reserva). Após os discursos do coronel Tortato e do coronel Simiano, as tropas representativas das unidades do Corpo de Bombeiros desfilaram em continência á Bandeira Nacional, posicionada em local de destaque.

AUTORIDADES – Além das presenças do coronel Tortato e do coronel Simiano, estiveram presentes o Chefe de Gabinete da SESP, delegado Roberto de Mello Milaneze; o coronel da reserva remunerada e representante da prefeitura de Curitiba, Renée Roberto Wittek; o Diretor de Saúde e Chefe do Centro Odontológico, coronel dentista Raimundo José Moro; o Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira; o Presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Paraná (ASSOFEPAR), coronel da reserva Isaías de Farias e o Comandante do 7º Grupamento de Bombeiros (7º GB), tenente-coronel Ricardo Silva.

Também acompanharam o evento o Diretor de Finanças da PM, tenente-coronel Orlando Arthur da Costa; o Comandante do 1º GB, tenente-coronel Wellington de Farias Ramos Junior; o Assessor Militar da SESP, tenente-coronel Nelson Ademar Piske; o Chefe da 3ª Seção do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Samuel Prestes; o Comandante do 6º GB, tenente-coronel Abrão Mahamoud Filho; o Comandante do 8º GB, tenente-coronel Paulo Henrique de Souza e o coronel da reserva remunerada e ex-comandante da instituição, Wilson Santos, além de oficiais e praças da corporação.

GALERIA DE IMAGENS