Moradoras e funcionários de asilo em Curitiba (PR) participam de simulação de evacuação com o Corpo de Bombeiros 06/10/2016 - 14:19

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná fez, nesta quarta-feira (05/10), uma simulação de evacuação com os residentes e colaboradores do Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Juvevê, em Curitiba (PR). A atividade foi organizada pelo 7º Grupamento de Bombeiros (7º GB) e, além de comemorar os 104 anos da instituição, também visa passar orientações e fazer uma espécie de treinamento para situações de incêndio.

De acordo com a tenente Thayane Gracielle Batista de Lima, do 7º GB, esta foi a primeira vez que o simulado foi feito no asilo. “Se um dia acontecer um incêndio as pessoas que trabalham aqui terão conhecimento do que fazer. Atualmente este local não tem o sistema de alarme, então usamos o acionamento por apito que é mais simples e rápido. A partir disso os funcionários tomam suas posições e começam a evacuação dos cadeirantes e depois das pessoas que tem condições de andar”, explica.

O asilo atende 160 idosas e possui 45 funcionários. “Não utilizamos fogo e nem fumaça na simulação, porque é um teste que trouxemos um pouco da realidade. Os brigadistas fizeram a identificação do foco do incêndio, em seguida iniciou-se a evacuação e logo após o atendimento das equipes do Corpo de Bombeiros”, acrescenta a tenente Thayane.

Para o Diretor do Asilo São Vicente de Paulo, Padre José Aparecido Pinto, foi uma honra poder fazer parte da atividade e também conhecer um pouco mais do Corpo de Bombeiros para celebrar os seus 104 anos de existência. “Estamos em dia com as licenças e documentações necessárias para funcionamento da instituição e sabemos da importância do trabalho dos bombeiros”, disse.

O assistente de manutenção do asilo, que faz parte da equipe de brigada, Jeferson de Oliveira, ressaltou a importância da simulação. “Foi ótima e de grande ajuda, a nossa instituição fica muito grata por isso e pelos ensinamentos que os bombeiros nos trouxeram. Em 90 anos de existência esta foi a primeira atividade voltada para este fim e veio para nos dar mais conhecimento”, afirma.

A atividade contou com a participação dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) do Corpo de Bombeiros que atuaram na evacuação fazendo a retirada das idosas. “A simulação foi bem tranquila e organizada, antes mesmo de chegarmos no local tudo já estava esquematizado e cada um sabia de sua incumbência. Foi um trabalho técnico, no tempo das idosas e sem tumulto”, relata a soldado Natasha Kataoka Maidl.

“Foi bastante proveitoso a simulação para explicarmos algumas normas atuais de prevenção de incêndio. Os funcionários e as idosas colaboraram com a atividade e todos acharam bastante interessante. A ação foi proveitosa e nos ajudará muito, pois estamos iniciando a fase de estagio e temos que colocar em prática o conteúdo teórico que aprendemos”, destaca o soldado Gustavo Souza.

Na atividade os moradores e funcionários do local colocaram em prática os procedimentos de segurança em uma evacuação, a fim de evitar acidentes e mortes. Além da simulação fazer parte das comemorações do aniversário de 104 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná. O término da ação, um café da tarde foi servido para as idosas, com o intuito de estimular a integração com os bombeiros.

GALERIA DE IMAGENS