Malefícios do Narguilé
24/01/2013 - 09:00

O caso do garoto de 16 anos, vítima de uma explosão enquanto tentava fumar narguilé, em Cascavel, não é exclusivo. O Corpo de Bombeiros já atendeu a diversas ocorrências desse tipo, que servem de exemplo a não ser seguido e nos recorda de alguns malefícios que o narguilé proporciona a saúde.

Conheça o caso
Uma explosão no narguilé, ocasionada pelo uso de álcool junto ao carvão, deixou gravemente ferido um adolescente de 16 anos, nesta terça-feira, em Cascavel, oeste do Paraná. O jovem sofreu queimaduras em 70% do corpo e foi encaminhado ao Hospital Universitário. Ainda internado, o paciente não possui leito de UTI, por falta de vagas e recebe atendimento em uma sala de emergências.

O narguilé é uma tradição do Oriente Médio e é usado com frequência pelos brasileiros. Nociva à saúde, sua fumaça é mais concentrada que a de um cigarro comum. Apenas uma tragada dele equivale a dez do cigarro.

Algumas doenças cardíacas também podem aparecer em decorrência da fumaça exalada pelo narguilé, como enfisemas e câncer de pulmão. Outras consequências, provenientes do uso compartilhado também podem acontecer, como hepatite, herpes e tuberculose.

Em Brasília, menores de idade são proibidos, por lei, de fumar e comprar narguilé. No paraná, o uso foi proibido em bares e restaurantes.

O Corpo de bombeiros respondeu algumas perguntas frequentes da população sobre o fumo:

-A água do narguilé ajuda no processo de redução dos malefícios causados pela fumaça?
Diferente do que pensam milhares de pessoas, a água filtra apenas 5% da nicotina, o que causa graves problemas de saúde.
-Fumar narguilé vicia?
Sim, também existe nicotina, proveniente do tabaco, que ocasiona o vicio.
Se eu não tragar a fumaça, o narguilé continuará a fazer mal?
Sim, mesmo não tragando a fumaça, inalamos substâncias tóxicas, além da enorme quantidade de monóxido de carbono que provem da queima do carvão.

GALERIA DE IMAGENS