Instrução de mergulho de emergência com EPR 28/04/2015 - 08:13

Durante os dias 22, 23 e 24 de abril de 2014 uma instrução teórico-prática de mergulho emergencial para os Bombeiros Militares desse município. Gentilmente, a Prefeitura de Paranaguá concedeu ao 8º GB a utilização da Piscina Municipal Nereu Gouvêa para a realização da atividade.
A Aspirante à Oficial Turra ministrou a instrução que contemplou a utilização emergencial do Equipamento de Proteção Respiratória (EPR), que é normalmente utilizado pelos Bombeiros em combate a incêndios, a fim de proteger os combatentes contra gases tóxicos e/ou aquecidos, prejudiciais à saúde ou até mesmo fatais, para mergulhos em profundidades não superiores a cinco metros. O equipamento garante uma autonomia de aproximadamente 30 a 40 minutos e permite ao usuário respirar normalmente em locais com Atmosferas Imediatamente Perigosas à Vida ou a Saúde, ademais possibilita até pequenos mergulhos.
Algumas ocorrências, geralmente envolvendo acidentes de trânsito em que um ou mais veículos venham a submergir parcial ou totalmente em algum corpo hídrico, justificam uma intervenção rápida por parte dos Bombeiros, pois o risco às vidas dos ocupantes é real e imediato e o tempo um fator crucial. A utilização do EPR permite que o resgatista adentre no corpo hídrico de maneira mais rápida e efetiva, minimizando o risco de morte das vítimas.

GALERIA DE IMAGENS