Guarda-Vidas reanimam criança que se afogou em piscina 21/01/2015 - 08:47

No final da tarde desta última quarta-feira, 14 jan.15, por volta das 17h00min, os Guarda-Vidas que trabalhavam no Balneário Monções, em Pontal do Paraná, foram chamados para intervir em um afogamento em piscina e reanimaram uma criança de quatro anos de idade.

O menino que brincava na piscina da casa de familiares, estava com a mãe no momento que se afogou. Identificado o incidente, a mãe solicitou ajuda dos bombeiros que estavam trabalhando a  aproximadamente 100 metros de distância da residência, no Posto de Guarda-Vidas (PGV) Monções.

De imediato, os Guarda vidas, Asp Hanauer e Cabo Aparecido, correram para atender a criança encontrando-a sem sinais vitais, em parada cardiorrespiratória. Foi solicitado apoio e iniciado então os procedimentos de desobstrução de vias aéreas e ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

As técnicas empregadas pelos guardas-vidas surtiram efeito e, felizmente, conseguiram reanimar o menino e quando o apoio médico chegou ao local, o menino já estava com os sinais vitais espontâneos, tendo sido encaminhado para o Hospital Regional de Paranaguá, por meio do helicóptero Falcão IV, do Batalhão de Policia Militar de Operações Aéreas da Policia Militar (BPMOA).

Foram utilizadas no atendimento da criança, além do apoio da aeronave do BPMOA com médico, duas viaturas de Busca e Salvamento e 5 (cinco) Guarda-vidas.

O Corpo de Bombeiros orienta: “Mantenha a supervisão constante em crianças, sobretudo naquelas com menos de 9 anos de idade, nunca deixando-as sozinhas próximas a piscinas e outros ambientes aquáticos.”