GOST e BPMOA realizam resgate de seis pessoas na Serra do Ibitiraquire 17/03/2014 - 14:44

Em data de 15 de Março de 2014 o Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná ( GOST) foi acionado pelo COBOM de Curitiba para resgatar 06 (seis) montanhistas que rumavam ao Morro do Ciririca e haviam se perdido, dentre elas haviam 2 pessoas com problemas de locomoção e uma mulher que estava em pânico.

Após contato telefônico com uma das vítimas foi levantada algumas informações sobre a localização, experiência do terreno, alimentação e abrigo, os montanhistas possuíam uma barraca e alimentação para mais um dia de caminhada, devido ao avançar do horário eles foram orientados a acampar em um terreno próximo, desligar o celular, a fim de poupar bateria e entrar em contato novamente com o GOST logo pela manhã.

No dia seguinte após novo contato telefônico eles foram orientados a sinalizar o local com a lona da barraca e também que de alguma maneira orientassem o sentido do vento.

O GOST contou com o apoio da aeronave do Batalhão Policial Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e com o auxílio de coordenadas foi feito um sobrevoo e reconhecimento do local, como segunda opção de resgate foi feito também um reconhecimento sobre o Camapuam, que fica próximo ao Morro de destino, o qual permite pouso e uma possível relocação das vítimas de maneira tranquila, após o reconhecimento foi avistado a lona da barraca dos montanhistas e feito o desembarque pairado próximo aos mesmos, foi feita a remoção de todos até um posto de gasolina próximo.

O georreferenciamento foi de suma importância para o êxito dos resgates, um dos principais objetivos dessa ferramenta é auxiliar os bombeiros militares antes, durante e depois da operação, fornecendo, por exemplo, informações a respeito de caminhos a serem percorridos, dificuldades e vantagens do terreno, estudo de métodos de busca a serem executados, rotas de evacuação e ainda otimizar a chegada das equipes de socorro no local do incidente, além de fornecer informações exatas as equipes de apoio e eventual aeronaves que possam ser utilizadas.

O Corpo de Bombeiros alerta que é necessário tomar algumas medidas preventivas de segurança antes de realizar este tipo de modalidade. A escolha de equipamentos adequados, como calçados, vestimentas, mochilas, barracas, sacos de dormir, lanternas, proteção solar e ótica são fundamentais para o bem estar durante a atividade. Recomenda-se também o conhecimento prévio das características do local, como tempo de subida e descida, locais adequados para camping, nível de dificuldade do terreno, a existência ou não de água potável no percurso, sinalização adequada das trilhas, distância total do trecho, etc. É fundamental também avisar pelo menos três pessoas do destino que irá seguir, para que assim, em caso de emergência as equipes de buscas realizem um trabalho mais preciso, rápido e seguro.

GALERIA DE IMAGENS