Formatura de 20 novos Aspirantes a oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná 13/12/2024 - 08:32

No dia 6 de dezembro de 2024, 20 Cadetes do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), da turma Aspirantes BM 2024, se formaram após três anos de um preparo rigoroso e de muita dedicação.
A formatura ocorreu no pátio da Academia Policial  Militar do Guatupe, juntamente com a turma de Aspirantes a Oficial da Polícia Militar e contou com diversos momentos emocionantes, com marcha coordenada com banda e canções entoadas pelos formandos, entrega do espadim Tiradentes (arma simbolo do Cadete), recebimento da espada que é a arma do oficial da corporação, troca de farda (uniforme do cadete e porteriormente o uniforme do oficial da Corporação), além de formação da figura de uma estrela de cinco pontas com os alunos, em formação, que é o simbolo do aspirantado.
Durante o evento também ocorreu a premiação dos 3 alunos que apresentaram o melhor desempenho no curso, sendo eles:
-  1º Lugar: Cadete 3º BM Thomas Senhorinho Dias
-  2º Lugar: Cadete 3º BM Luana Pessanha
-  3º Lugar: Cadete 3º BM Caio Gimenes Baracho

Todos esses ritos são importantes para demonstrar a transformações desses jovens em bombeiros militares, que agora comandarão e acompanharão a tropa em operações, em prol da população paranaense.

A partir desta formatura Aspirantes-a-Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná serão distribuídos entre as mais diversas cidades do Estado, com o objetivo de assumir funções de comando e gestão nas unidades operacionais. Durante o período de um ano como Aspirantes, que funciona como uma espécie de estágio, eles já exercem as mesmas responsabilidades e funções que os Oficiais. Ao final desse período, são promovidos a Tenentes, quando passam a ser oficialmente reconhecidos como Oficiais.
Para o Major QOBM André Lopes,  SubComandante da Escola Superior de Bombeiro Militar (ESBM), “Ser oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná se torna um propósito de vida, afinal ocupar uma posição de liderança e comando dentro dessa Corporação centenária respeitada e aprovada pela sociedade ao longo desses anos sempre será um desafio. Os Cadetes representam o futuro do Corpo de Bombeiros Militar, são a renovação e a modernização da corporação”, afirma. A respeito do impacto no futuro da instituição, o Subcomandante da ESBM reforça a importância da doutrina militar baseada na hierarquia e disciplina , que são a base para desenvolvimento das habilidade de liderança , ética profissional e comprometimento com a missão de salvar vidas, trazendo nova perspectiva e animo junto a tropa.
O Tenente QOBM Gross , que elaborou as etapas para a formatura militar, para que os aspirantes fizessem a marcha durante o evento, foi coordenador da turma durante a formação e não conseguiu esconder o orgulho que tem após esta cerimonia, "Poder ser o coordenador dessa turma me possibilitou um crescimento profissional, mas também pessoal. Durante os 3 anos pude observar a evolução de cada um deles, e ve-los se desenvolver. Com certeza o CBMPR e a população ganharão muito com a chegada desses novos profissonais."

Sobre o Curso de Formação de Oficiais:

O caminho para se tornar oficial não é fácil. Para ingressar na carreira, é necessário a realização de um concurso, em que os candidatos passam por uma rigorosa seleção envolvendo provas teóricas, físicas, psicológicas e sociais, para que então iniciem o Curso de Formação de Oficiais.
Os Cadetes , durante o período de formação, foram submetidos a uma rotina de internato, o qual estão presentes treinamentos físicos, psicológicos, ensinamentos acadêmicos, provas, serviços internos e estágios, tudo voltado para formar líderes capazes de enfrentar os desafios que a profissão oferece.
Os Cadetes, após a formatura, recebem o título de Aspirantes-a-Oficial, um passo importante em suas carreiras. A solenidade se dará na Academia Policial Militar do Guatupê, local onde passaram os três anos do período de formação. O evento contará com uma cerimônia militar que simboliza a transição do aluno Cadete para o início da carreira de Oficial. Essa passagem é representada pela troca do fardamento de Cadete e do espadim, símbolos da fase de formação, pelo uniforme de Oficial e pela espada, que representam o oficialato.
De acordo com a Aspirante Of. BM Elisa, “O CFO é um curso totalmente diferente de qualquer outro, pela duração, pela natureza da formação, pela atividade. O curso é dividido em três anos e cada ano tem suas peculiaridades. A formanda ainda complementa que teve desafios diferentes ao longo dos anos de curso, "O primeiro ano trás desafios físicos e psicológicos, já que fiquei longe da minha família e amigos. Já o segundo ano consegui me concentrar mais na minha formação, comecei a pensar mais sobre as responsabilidades de um oficial do CBMPR. Já o terceiro ano você acaba focando em outras missões, como o TCC, provas finais e local de destino, mas, apesar de tudo, sou muito grata por perceber que venci tantas batalhas". Para Elisa, a agora Aspirante à Oficial BM,  o sentimento é de missão cumprida e gratidão aos que a contribuiram para sua formação.
O Curso tem carga horária totlas de 3645  horas- aulas sendo elas teóricas e práticas. Durante o Curso foram ministradas  instruções relacionadas as atividades operacionais de todas as áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, bem como disciplinas relacionadas a direito, quimica, psicologia, comunicação social, entre diversas outras áreas que são importantes para a formação do novo oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.
Após a formatura, os Aspirantes continuam a vivenciar intensos desafios práticos, o que é essencial para prepará-los para a ascensão na carreira e posições de comando cada vez mais altas.
A presença desses novos oficiais no Estado reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná em manter uma equipe qualificada e pronta para atuar em situações de emergência, garantindo cada vez mais a proteção da sociedade paranaense.

Texto: Aspirante a Oficial BM Pessanha e ASSECOM CBMPR

GALERIA DE IMAGENS