Formatura Militar sela o 100º Aniversário do Corpo de Bombeiros do Paraná 09/10/2012 - 10:30

Durante uma grande formatura militar, o aniversário de 100 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná foi comemorado. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (8), no Palácio Iguaçu.

Durante a formatura aconteceu a entrega oficial de 80 viaturas, adquiridas pelo Governo do Estado por meio da FUNESP - Fundo Estadual de Segurança Pública, das quais 60 eram leves (Parati) e 20 caminhonetes (Frontier). Foram também condecoradas com a Comenda Centenário do Corpo de Bombeiros, 100 instituições de fundamental importância para a construção da história desse centenário.

Ainda durante o evento, a Defesa Civil do Paraná concedeu a Medalha Coronel Dario Natan Bezerra para nove autoridades em reconhecimento aos serviços prestados à população do Litoral Paranaense atingidas pelas fortes chuvas de março de 2011. Receberam a medalha  o capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra José Henrique Corbage Rabello; o Chefe da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar, Tenente-Coronel Edemilson de Barros; o Subchefe da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar, Major Antonio Geraldo Hiller Lino; o Diretor-presidente da CODAPAR, Silvestre Dimas Staniszewski; o Diretor-geral do Instituto das Águas do Paraná, Everton Luiz da Costa Souza; o geólogo da Mineropar, Rogério da Silva Felipe; o engenheiro do Departamento de Estradas e Rodagem, Márcio José Tozo; o integrante da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar, Misael Márcio Ferreira Borges.

O desfile às autoridades foi feito pela tropa à pé e pela tropa motorizada, à comando do Tenente-Coronel Ricardo, Comandante do 7º Grupamento de Bombeiros. A tropa à pé foi composta por um pelotão de Oficiais do Corpo de Bombeiros e por pelotões do 1º, 6º e 7º Grupamento de Bombeiros, pelo Comando do Corpo de Bombeiros, pelo Centro de Ensino e Instrução e pelo Grupo de Operações de Salvamento Tático. A tropa motorizada contou com a participação das viaturas históricas do Corpo de Bombeiros e das viaturas modernas que compõem hoje o escalão de socorro de Curitiba e Região Metropolitana. Dentre as viaturas antigas, destaca-se o Auto-Bomba-Vapor de 1912, primeira viatura do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná
O Comando do Corpo de Bombeiros sente-se honrado com a presença de todos no evento e reforça que uma nova história está sendo construída. Alicerçada nesse brilhante centenário, começamos a partir de hoje escrever a história do Bi-Centenário.

Parabéns à todos os bombeiros e bombeiras que ajudaram a escrever a história desta instituição, esta comemoração é todos nós!

GALERIA DE IMAGENS