Entrega de medalhas e de equipamentos ao Corpo de Bombeiros marca 103º aniversário em Curitiba 09/10/2015 - 07:00

Ao comemorar mais um ano de história, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná é uma das instituições de maior credibilidade perante a sociedade paranaense. Em 2015, o Corpo de Bombeiros comemora seu 103º aniversário com louvor e nesta quinta-feira (08/10), houve a solenidade militar com a entrega da medalha “Presidente Carlos Cavalcante de Albuquerque” aos que contribuíram com a instituição, e também a entrega de 46 conjuntos para desencarceramento de vítimas, os quais serão entregues às unidades de todo o estado. Também foram entregues 24 caminhonetes para o Corpo de Bombeiros e de 20 ambulâncias para o Siate.

“Vim aqui prestar homenagem aos 103 anos do Corpo de Bombeiros e, além de participar dessa solenidade, também estamos anunciando a entrega de equipamentos hidráulicos desencarceradores e a autorização também para a compra de 20 caminhonetes Amarok. Com isso, estamos sistematicamente aparelhando, dando melhores condições de trabalho para os Bombeiros do Paraná”, afirmou o Governador do estado, Beto Richa.

Ciente do papel que o Corpo de Bombeiros possui diante da sociedade, o Governo do Estado, por meio de um convênio do Fundo Especial de Segurança Pública (Funesp) e com a Infreaero, adquiriu 46 conjuntos hidráulicos para desencarceramentos de vítimas de acidentes de trânsito e de locais onde estejam confinadas. O investimento, de mais de R$ 2 milhões, beneficiará as unidades de bombeiros em todo o estado.

“Hoje é mais uma data festiva, comemorando o aniversário do Corpo de Bombeiros, uma instituição estratégica do Governo do Estado do Paraná e que a comunidade paranaense reconhece o trabalho que vem sendo realizado. Neste contexto, o Governo do Estado está brindando o Corpo de Bombeiros com esses desencarceradores, equipamentos essenciais para o salvamento de vítimas de trânsito, e reconhecendo o trabalho já tem se desenvolvido”, disse o Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Roberto Milanesi.

Para o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, o Corpo de Bombeiros desenvolve uma papel essencial na sociedade. “Sempre desempenhando um papel preponderante de salvar vidas de patrimônio público e privado, o Corpo de Bombeiros se estabelece como uma organização altamente confiável, que exerce um papel muito simpático nos momentos mais difíceis da dimensão humana”, disse.

“O Corpo de Bombeiros, nesses 103 anos, vem se modernizando e hoje nós temos uma das corporações mais modernas e tecnologicamente preparadas do Brasil. Isso não aconteceu gratuitamente, pois é fruto de muito esforço de todos aqueles que nós antecederam na história e trouxeram à corporação a um nível internacional no qual se encontra hoje. Vamos fortalecendo as nossas atividades, sempre no sentido de oferecer melhor serviço para o cidadão paranaense”, afirmou o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior, ao enaltecer a corporação.

Durante a solenidade, houve ainda a entrega da medalha “Presidente Carlos Cavalcante de Albuquerque”, maior honraria da corporação e que é destinada aos cidadãos que contribuíram para o crescimento da instituição. Dentre os homenageados esteve o Comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Chehade Elias Geha. “O Corpo de Bombeiro, assim como a Polícia Militar, é de suma importância para a sociedade e comemorar os 103 anos do Corpo de Bombeiros é motivo de muito orgulho para todo o país”, disse.

Outro homenageado foi o capitão-de-mar-e-guerra Renato Pericin Rodrigues da Silva, Comandante da Capitania dos Portos do Paraná, exaltou a competência do Corpo de Bombeiros e a parceria nos trabalhos anuais da Operação Verão. “O Corpo de Bombeiros, principalmente na área litorânea, tem uma atuação muito importante junto a segurança dos banhistas, na segurança da navegação, então contribui bastante para a autoridade marítima e com a capitania dos portos. É a força do estado que mais tem uma missão semelhante a da Marinha, por isso esta trabalhando no seio da corporação, então é muito bom em a relação da Marinha do Brasil quanto ao Corpo de Bombeiros”, explicou.

HISTÓRIA – A instituição foi criada em 8 de outubro de 1912, após o então presidente da província Carlos Cavalcanti de Albuquerque assinar a Lei nº 1.133. A unidade teve como seu primeiro Comandante o major Fabriciano do Rego Barros. Desde sua criação o Corpo de Bombeiros segue com o lema: “Vidas alheias e riquezas a salvar”, sendo considerada uma das instituições mais respeitada pela comunidade. O Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná está subordinado à Polícia Militar do Paraná por lei, e a substituição dos Comandantes ocorre por meio de decreto governamental.

Estiveram presentes na solenidade, além do governador Beto Richa, do coronel Tortato, do coronel Simiano, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas, o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Júlio Reis, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, o comandante da 5ª Região Militar, general Luiz Antonio Duizit Brito, o Comandante do Cindacta III, coronel João Batista Xavier, o capitão dos Portos do Paraná, capitão de Mar-e-Guerra, Renato Pericin Rodrigues da Silva, além de demais comandantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, oficiais e praças da corporação e também convidados.

GALERIA DE IMAGENS