Dia Nacional do Bombeiro é comemorado em Curitiba 03/07/2012 - 09:20

O Corpo de Bombeiros do Paraná realizou nesta segunda-feira (2), às 10h uma solenidade em comemoração ao dia nacional do bombeiro. O evento aconteceu no quartel do comando, em Curitiba. Para prestigiar a corporação, o governador do Paraná Beto Richa, acompanhado pela secretária da Família Fernanda Richa, representantes do poder executivo, chefes dos poderes legislativo e judiciário, além de autoridades militares compareceram à festividade.

A corporação comemora 156 anos de existência no Brasil, voltados à proteção da vida, do patrimônio público e privado, através da prevenção de incêndios, da busca, do salvamento, do atendimento pré-hospitalar e também de atividades de defesa civil, atuando em todos os meios.

Possuidor do lema “vidas alheias riquezas a salvar”, o Corpo de Bombeiros conta com homens dignos de serem chamados de heróis, profissionais idealistas, que arriscam suas vidas sem exigir nada em troca.

Presente na solenidade, o secretário de segurança pública Reinaldo de Almeida Cesar, enaltece a função do bombeiro militar, ressaltando a credibilidade da corporação e o comprometimento com a população. “Os bombeiros são heróis sem rosto”, afirma o secretário.

O Coronel Antônio Luiz Ferreira da Silva, comandante do Corpo de Bombeiros, agradece a presença de todos os amigos e autoridades e relata estar contente com os investimentos provenientes do governo do estado, que permitem com que a corporação aumente, com a inclusão de novos bombeiros, e também fortalece a missão de realizar um trabalho bem desenvolvido.

A solenidade homenageou diversos civis e militares, que foram contemplados com a medalha do centenário. O dia nacional do bombeiro, é um momento de agradecimento àqueles que sempre estão dispostos a salvar vidas, dedicando-se sempre às necessidades do próximo.

NOSSA HISTÓRIA- Era comum, há mais de 100 anos, avistarmos homens, mulheres e até mesmo crianças saindo correndo de suas casas. Sinos de igrejas tocavam, chamando a população para formar uma fila com início na fonte de água mais perto, e em direção ao incêndio. Baldes cheios eram passados de mão em mão até o fogo ser apagado. Apesar de precário, era esse o sistema utilizado para combater incêndios no século XIX. Na tentativa de selecionar um grupo de pessoas mais qualificadas para lutar com o fogo e evitar acidentes, foi criada, em 1763, uma repartição formada por homens da Marinha, já que era normal acontecerem incêndios em navios naquela época, porém a necessidade de possuir uma corporação para defender a população do fogo se fez mais forte. Foi então, em 2 de Julho de 1856, que o imperador Dom Pedro II assinou um decreto conferindo ao Brasil, um Corpo de Bombeiros.

NO PARANÁ- Com início na cidade de Curitiba o ,hoje, Corpo de Bombeiros era formado por voluntários da sociedade teuto-brasileira. Problemas financeiros não permitiram que a organização implantasse um serviço eficaz contra o fogo. Foi em 1909 que o então presidente da Província, Carlos Cavalcanti de Albuquerque apresentou ao congresso um pedido de crédito necessário à criação da corporação. Três anos após foi instituído o Corpo de Bombeiros do Paraná

MISSÃO- Assim é encarado o contrato de fidelidade dos bombeiros com a saúde e o bem estar da população. São homens e mulheres que arriscam suas vidas para salvar outras, lutando pelo desconhecido até o último instante. E é com muito orgulho que milhares de bombeiros acordam e dormem destinados a salvar e ajudar o próximo no que lhe for preciso. Missão essa, que é cumprida todos os dias.

GALERIA DE IMAGENS