Desafio Estadual de Resgate Veicular e Workshop 23/06/2016 - 17:34

O Cel. QOBM Fábio Mariano de Oliveira, respondendo pelo Comando do CB, realizou em data de 22 de junho de 2016, nas instalações da Escola de Saúde da SESA, a abertura dos trabalhos relativos à Seletiva Estadual de Resgate Veicular, a qual foi composta por um cronograma de palestras aos integrantes das equipes de bombeiros e profissionais da área de saúde.


O evento realizado com o apoio do 1º Grupamento de Bombeiros, sob o Comando do Ten.-Cel. QOBM Wellington de Farias Ramos Junior, teve por objetivo discutir técnicas, estabelecer protocolos, mostrando a importância da evolução na área de resgate veicular e ainda selecionar duas equipes de Bombeiros Militares, dentre as 6 OBMs participantes, para representar o Estado do Paraná na etapa nacional, que será realizada entre os dias 7 e 9 de julho, promovida pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Desta competição, serão definidas as equipes que participarão do Desafio mundial de resgate veicular, promovido pela ABRES - Associação Brasileira de Resgate e Salvamento, previsto para outubro deste ano na cidade de Curitiba, o qual ocorre em outros países desde o ano de 1999.

O Desafio Mundial de Resgate (World Rescue Challenge – WRC) é um evento organizado anualmente pela Organização Mundial de Resgate (World Rescue Organization – WRO) sendo considerado a maior competição de resgate e salvamento em ambiente simulado do mundo.

Projetado para desafiar as melhores equipes de resgate e salvamento de diversos países em provas de desencarceramento, trauma, resgate em água e altura, o WRC promove o intercâmbio de experiências entre as equipes, colaborando com o desenvolvimento de novas técnicas e equipamentos e, principalmente, na divulgação e conscientização do público em geral sobre a importância dos serviços de resgate e salvamento, na redução da mortalidade e morbidade dos acidentes.

No dia de hoje (23), ocorreu no Quartel do Portão, a competição propriamente dita, quando as equipes eram designadas para atender ocorrências simuladas de resgate veicular e trauma, tendo o tempo máximo de 20 (vinte) minutos para realizar dentro de técnicas e protocolos internacionais, o acesso, imobilização e retirada do traumatizado, sem colocar em risco os bombeiros e sem aumentar o quadro da vítima. A avaliação criteriosa foi realizada pelos árbitros Cap. Ícaro Gabriel Greinert, 1º Ten. Eduardo N. Hunzicker e Dr. Edison Valle Teixeira Junior e após o término dos trabalhos, foram definidas as duas equipes que representarão o Estado do Paraná na etapa Nacional.

Classificou-se em 1º lugar a equipe do 1º GB, obtendo 416 pontos de um total de 600 pontos permitidos de acordo com critérios internacionais.

Em segundo lugar a equipe classificada foi a do 8º GB, totalizando 358 pontos.

Foi realizado ainda o Desafio do trauma, cujos vencedores também representarão o Estado do Paraná na etapa Nacional, sendo obtidos os seguintes resultados:
Em 1º lugar foram classificados a Drª Michele e Enf. Luiz Marcelo, representantes do SIATE Curitiba.
Em 2º lugar Dr. Diego Franzolini e Sd. Diogo Antonio Vaz de Sá, representantes do SIATE do Corpo de Bombeiros de Cascavel.

O Comando do Corpo de Bombeiros agradece a comissão organizadora, membros das equipes representantes do 1º GB, 2º GB, 4º GB, 8º GB, 3º SGBI e 5º SGBI e demais envolvidos no evento.

GALERIA DE IMAGENS