Curso de Formação de Soldados visita Lapa-PR 07/02/2014 - 10:38

No dia 05 de Fevereiro de 2014 os alunos do Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar 2013, do 6º Grupamento de Bombeiros (6ºGB), realizaram uma visita à cidade histórica da Lapa, em conformidade com a disciplina de Histórico e Organização do Corpo de Bombeiros.

Além da presença do instrutor da disciplina, Aspirante Zírpoli, os instruendos contaram com o privilégio da participação de dois ilustres oficiais convidados, Tenente Claudio do Exército Brasileiro e o Capitão Reformado Adenildo Redondo do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, os quais enriqueceram e abrilhantaram ainda mais essa atividade, dividindo com os alunos seu conhecimento acerca da história ocorrida naquela localidade.

No decorrer da visita os alunos entraram em contato direto com as memórias de um episódio que marcou a trajetória política, tanto paranaense, quanto brasileira, de grande importância, também, para história da Polícia Militar. Tal episódio, decorrente do conflito entre federalistas e republicanos nos anos de 1893 e 1894, ficou conhecido como Cerco da Lapa e está, nesse ano, completando 120 anos de história. Outras cidades paranaenses estavam envolvidas nos conflitos, porém foi na Lapa que houve a maior resistência contra os ataques federalistas, liderados por Gumercindo Saraiva.

Coronel Dulcídio, Coronel Lacerda, Tenente-Coronel Amintas de Barros e o responsável pelas tropas de resistência, General Carneiro, foram os principais homens que participaram do histórico Cerco da Lapa e que hoje são homenageados no “Panteon dos Heroes”, monumento de inestimável importância cívica para o Paraná, criado em 1944, por ocasião do Cinqüentenário do Cerco da Lapa.

Além do “Panteon do Heroes” os alunos visitaram a Casa de Câmara e Cadeia, onde, ainda hoje, funciona a Câmara de Vereadores da cidade e o museu das armas. Conheceram também a casa onde morreu o General Carneiro e o “Theatro São João”, localizado ao lado da casa, onde havia uma passagem subterrânea que permitia que o médico João Cândido chegasse até o General sem chamar grande atenção. Visitaram, ainda a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu – Casa do Artesanato, a Casa da Memória que ainda preserva a Carta de Sesmaria e a Casa Lacerda, onde viveu a Família Lacerda.

A atividade foi de grande proveito para os alunos do CFSd, pois, de acordo com o Capitão Adenildo Redondo, integra os alunos à história da Polícia Militar, na época, Regimento de Segurança Pública do Paraná.

Ainda sobre a importância da visita à Lapa, nas palavras do Tenente Claudio, é uma atividade que “[...] traz e agrega valor cultural e reflete na disciplina voltada à liderança, na importância do exemplo na condução de homens e na execução de atividades ligadas ao dever.”

Finalizando nas palavras do instrutor da disciplina – Aspirante Zirpoli: “a partir do momento começamos a vivenciar in loco as características, a retrospectiva histórica, começamos a criar identidade para o Corpo de Bombeiros. Por isso é importante ter esse ponto de contato com os vultos da cidade da Lapa, com a própria Polícia Militar, pois somos bombeiros orgânicos, pertencentes à Policia Militar, por isso temos que criar um senso de Identidade Institucional.”