Crianças Visitam GOST 20/06/2016 - 08:45

A tarde desta sexta-feira (17/06) foi inesquecível para quatro crianças que visitaram a sede do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros, no bairro Cajuru, na Capital do estado. Os pequenos fazem parte de um projeto social em que a unidade é participante e, pela primeira vez, conheceram o quartel e puderem aprender mais sobre a atividade da unidade especializada, interagindo com os bombeiros e os cães que auxiliaram nas atividades de busca e salvamento.

Uma vez por mês as equipes visitam a instituição para levar diversão e amizade às crianças, mas agora foi a vez delas conhecerem o quartel. “Este projeto já existe há dois anos e fazemos visitas frequentes na APACN. As crianças tem apresentado uma melhora significativa no quadro depois do início desta espécie terapia com cães”, disse o Comandante do Gost, capitão Daniel Lorenzetto.

A unidade, em conjunto com a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN), participa de encontros que visam estimular as crianças que sofrem de neoplasias (câncer) a uma melhora em seus quadros clínicos através de atividades lúdicas com os cães da unidade. Também apoiam a iniciativa alunos de psicologia de uma universidade da Capital com o acompanhamento das crianças e das famílias.

“Dessa forma buscamos integrar estes cães com as crianças e já tivemos, através de relatórios da equipe médica da APACN, que as crianças têm uma evolução no seu tratamento quando tem contato com os animais”, explica o Comandante do Canil do Gost, tenente Luis Gustavo Pimenta.

Na visita, a turminha conheceu as viaturas e equipamentos utilizados em diversos tipos de ocorrências, acompanhados pelo sargento Neveton Bozza e pelo soldado Bruno de Amorim, que explicaram de forma didática como é o trabalho deles no dia a dia. Após um passeio pelas dependências da unidade, as crianças participaram de um delicioso café da tarde.

Nesse momento, elas tiveram uma surpresa: ganharam um cão de pelúcia, o cão “Lost”, o primeiro pastor alemão do Gost e que se aposentou recentemente após sete anos de serviços prestados em diversas situações e regiões do Brasil, inclusive em missões da Força Nacional. “É gratificante poder conhecer a unidade e desfrutar de uma tarde especial. Pudemos conhecer o quartel e onde os bombeiros militares ficam, foi uma experiência maravilhosa para mim e para minha filha”, explicou Cleonilda Mendes da Silva Soares, mãe de uma das pacientes.

Além da presença das crianças, parceiros do Gost também acompanharam a visita e elogiaram a iniciativa de preparar uma visita especial. “Para nós é uma honra participar desse encontro e de forma voluntária damos um apoio clínico, laboratorial e de farmácia aos cães da unidade que estão na ativa e na reserva. Devido a esses encontros que existem, onde os cães interagem com as crianças que são portadoras de alguma patologia, nós cuidamos da parte de sanidade destes animais”, explica a especialista em odontologia canina e felina, Mara Rúbia Maiorka.

Depois do café, o grupo seguiu para o pátio onde puderam ter contato com alguns cães, como o Golden Retriver Thor, que despertou sorrisos com suas brincadeiras. Os bombeiros militares também fizeram uma simulação de busca de vítima, demonstrando a agilidade e a eficácia da aplicação de cães treinados em situações de busca e resgate.

A integrante da APACN, Maiara Benjamin, explica que o tratamento dos pequenos pacientes demanda uma rotina entre a unidade hospitalar e a casa de apoio, onde eles e um familiar recebem assistência durante o tratamento. “Para fazer com que elas saiam deste cenário é muito positivo haver passeios como esse, ainda mais sendo um contato com os cachorros, que a grande maioria das pessoas gostam. Trazer elas para um cenário do Corpo de Bombeiros, que são os ídolos de grande parte das crianças, e proporcionar o contato com os cachorros torna o dia mais agradável e a semana de tratamento mais produtiva”, falou.

GALERIA DE IMAGENS