Corpo de Bombeiros realiza busca aquática de mulher no Rio Pirapó em Lobato 14/12/2020 - 10:20
Quartel Central do 5ºGB, 14/12/2020 - O Corpo de Bombeiros foi acionado às 17h do sábado (12) para o atendimento de uma mulher de 20 anos, que se afogou e estava submersa no Rio Pirapó em Lobato. O solicitante informou que a vítima tentava atravessar o curso d´água quando escorregou das pedras e submergiu. A ocorrência também mobilizou o serviço aeromédico do SAMU em razão da potencial chance de sobrevida. O helicóptero embarcou dois bombeiros militares no Quartel Central do 5ºGB em Maringá, que em conjunto com o médico intervencionista da aeronave, rapidamente chegaram ao local. Apesar dos esforços, a mulher estava submersa, não visível, reduzindo drasticamente o potencial de salvamento com vida.
Simultaneamente, por meio terrestre, uma viatura com mais dois bombeiros militares e equipamentos de mergulho foi despachada. No local, foram realizados mergulhos livres (apneia) no último ponto em que a mulher foi vista pelas pessoas que estavam com ela, e reconhecimento aéreo do entorno com a aeronave do SAMU. O corpo não foi localizado, e as operações foram suspensas em torno das 21h30min daquele dia (12).
No domingo (13), segundo dia dia de buscas, a operação reiniciou-se às 5h com equipe de quatro mergulhadores. Mergulhos autônomos (com uso de cilindros de ar comprimido respirável permitindo a busca delongada e minuciosa no fundo do rio) foram realizados em diversos pontos do Pirapó. Com finalização da operação às 17h em razão da grande incidência de raios que atingiu a região, a operação contabilizou quase 4 (quatro) horas de tempo de mergulho (tempo de fundo), além de buscas a pé em áreas com profundidades de 1,5m.
Nesta segunda-feira (14), a busca foi reiniciada às 5h com mais quatro mergulhadores.
ATUALIZAÇÃO EM 14/12/2020 ÀS 22H34MIN
Durante buscas de superfície com emprego de embarcações infláveis, a guarnição bombeiro militar encontrou, em torno das 16h30min desta segunda-feira (14), um corpo feminino boiando na margem direita do Rio Pirapó a uma distância de pouco mais de 4 quilômetros de onde houve a submersão da vítima.
O Instituto Médico Legal de Maringá foi acionado, assim como a Polícia Civil e a Polícia Militar.
A operação de busca foi encerrada às 19h20min em razão do cumprimento do objetivo da missão.
Fotos e vídeos: https://photos.app.goo.gl/ZtRdNMeaU8UPci6w9
Créditos: Corpo de Bombeiros do Paraná.