Corpo de Bombeiros promove a 1ª Maratona Aquática em comemoração aos seus 104 anos de existência e arrecada 796 quilos de alimentos
17/10/2016 - 15:20

Militares estaduais e integrantes da comunidade participaram, nesta sexta-feira (14/10), da 1ª Maratona Aquática do Corpo de Bombeiros do Paraná, em comemoração aos 104 anos da instituição, que arrecadou 796 quilos de alimentos. O evento, que aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), teve início às 8 horas e seguiu até às 20 horas. Em primeiro lugar na competição ficou o 6º GB, em segundo o 1º GB e em terceiro o Curso de Formação de Soldados (CFSd) do 6º GB.

Segundo o tenente-coronel Abrao Mahmoud Filho, organizador da maratona, a ideia é incentivar o salvamento aquático, que é o serviço do Corpo de Bombeiros. “São equipes com no mínimo 12 e máximo 24 pessoas, sendo que cada uma nadou meia hora. No caso de 12 participantes cada atleta fará duas vezes a atividade. O grupo com mais quantidades de piscinas, no final dessas 12 horas, é o ganhador. Podem ser usados equipamentos durante uma hora. Cada competidor levou alimentos que serão doados a uma instituição”, explica.

De acordo com o tenente-coronel Mahmoud, o objetivo primário da maratona é o técnico profissional e em segundo a integração, a sociabilização e a troca de informações, por isso cada equipe contou com um bombeiro da reserva, um policial militar, uma civil mulher, um civil homem e uma pessoa acima de 40 anos. Participaram da competição o 1º, 6º e 7º Grupamentos do CB, o Comando do Corpo de Bombeiros, o Curso de Formação de Soldados (CFSd) e a APMG.

“A natação é importante para nós bombeiros e, além de fazermos uma prática esportiva, também acabamos fazendo a integração da tropa do Corpo de Bombeiros com a comunidade. Foi bom e aprendi muita coisa”, disse a cadete do 2º ano do CFO, Camila Cupka. “Por ser a primeira maratona aquática é necessário também ter esta interação com pessoas. Este tipo de atividade usarei no meu trabalho e espero conseguir realizá-lo com o máximo de perfeição possível”, acrescenta o cadete Victor Seiji Kamei Kay.

A professora Camile Claudino, que foi uma das convidadas civis para participar do evento, estava ansiosa para a maratona. “É muito legal, porque para eles [bombeiros] é tão importante quanto para nós. Comentei sobre a competição com muitas pessoas que acabaram se surpreendendo, pois não imaginavam que o Corpo de Bombeiros teria atividades como esta”, afirma.

“Esse tipo de evento faz um congraçamento muito bonito entre a PM, o Corpo de Bombeiros e a comunidade. É uma grande comemoração e faz com que a cada dia a gente esteja mais próximo. A prática esportiva é muito interessante e um incentivo à todos, para que se mantenham em condições e assim o trabalho seja melhor executado”, destaca a tenente Caroline Costa, uma das convidadas.

Ao final da competição foram arrecadados 796 quilos de alimentos que serão doados para uma instituição de caridade. A 1ª Maratona Aquática do Corpo de Bombeiros faz parte das comemorações do aniversário de 104 anos da corporação. Durante o mês foram feitas algumas atividades em alusão a data, como Culto e Missa de Ação de Graças, café da Velha Guarda, solenidade militar, competição Fire Games e a 1ª Corrida do Fogo, dentre outras.

GALERIA DE IMAGENS