Comandantes-Gerais de Polícias e Corpos de Bombeiros do Brasil e representantes do exterior participam da abertura de Feira Internacional em Foz 21/11/2018 - 14:20


A Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergência (FIPIE), que faz parte das atividades do XVIII Seminário Nacional de Bombeiros – SENABOM 2018, foi iniciada na noite desta terça-feira (20/11) com a presença dos Comandantes-Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros de vários estados brasileiros, mais a delegação da Guiana Francesa, no Rafain Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR), no Oeste do estado. A feira vai até sexta-feira (23/11), das 9h às 19h, e conta com 36 expositores de empresas nacionais e internacionais que trouxeram o que há de mais atual em segurança pública e atividade de bombeiro militar no mundo. O evento é organizado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná.

Foz do Iguaçu, 20 de novembro de 2018. XVIII SENABOM - Seminário Nacional de Bombeiros


A Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, acompanhada do secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), Antônio Carlos Bonetti, e do Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Edemilson de Barros, fez a abertura da feira cortando uma corrente (instalada à frente da porta principal da feira) com a utilização de um desencarcerador (dispositivo de resgate utilizado para liberar vítimas presas em estruturas metálicas, geralmente em situações de acidente de trânsito).

Foz do Iguaçu, 20 de novembro de 2018. XVIII SENABOM - Seminário Nacional de Bombeiros


A coronel Audilene e o coronel Barros, acompanhados pelos participantes, visitaram os estandes que apresentam equipamentos, trajes e dispositivos modernos utilizados para a atividade de bombeiro e que estão à disposição no mercado. “A feira é um importante recurso para que os comandantes possam conhecer o que há de melhor e que pode ser adquirido para aperfeiçoar o atendimento ao cidadão”, explicou a Comandante-Geral.

O coronel Barros, por sua vez, apontou que a feira e o SENABOM permitem uma prospecção de inovação e aperfeiçoamento dos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil. “É um momento especial para o Paraná com um evento que tem mais de 3,1 mil inscritos, uma marca histórica para o SENABOM, temos uma grande variedade de atividades em busca de melhorias de atendimento ao cidadão”, afirmou.

Foz do Iguaçu, 20 de novembro de 2018. XVIII SENABOM - Seminário Nacional de Bombeiros


EXPECTATIVA – Os comandantes procuram o intercâmbio de informações e práticas neste evento de nível nacional. Um deles é o Comandante-Geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel José Cláudio Nonato da Silva, que enalteceu a oportunidade de trocar experiências com profissionais de segurança pública de regiões do País que possuem realidades e necessidades diferentes. “No Amazonas, por ser uma região isolada e de difícil acesso, a integração é mais latente e essencial para que o trabalho ocorra. Queremos levar novas ideias e experiências para nosso estado”, destacou.

Para o Comandante do Corpo de Bombeiros da Paraíba, coronel Jair o Senabom é um evento já consolidado no calendário dos Corpos de Bombeiros. “Este encontro será de grande valia. Na última vez nós sediamos este evento que promove o encontro das policiais militares e corpos de bombeiros e a troca cultural e técnica entre os envolvidos”.

Foz do Iguaçu, 20 de novembro de 2018. XVIII SENABOM - Seminário Nacional de Bombeiros


Além da Comandante-Geral da PM do Paraná, coronel Audilene, do Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Barros, estiveram na abertura da feira o Subcomandante-Geral da PM paranaense, coronel Arildo Luis Dias; o Chefe do Estado Maior da PMPR, coronel Antônio Zanatta Neto; o Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros do Paraná, tenente-coronel Ricardo Silva, bem como os Comandantes-Gerais de Polícias e Corpos de Bombeiros Militares estaduais das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

GALERIA DE IMAGENS