Centro de Educação Física do CCB promove o 1º Campeonato de Supino do Corpo de Bombeiros 27/08/2013 - 14:20

O CEFID do Comando do Corpo de Bombeiros promove o 1º Campeonato de Supino do Corpo de Bombeiros e conta com a presença e participação de todos os militares de Curitiba e região.

O evento será realizado no QCCB com data e local abaixo estabelecidos e conforme programação:


DATA E LOCAL

Dia 11 de setembro de 2013 (quarta-feira), no Quartel do Comando do Corpo de Bombeiros da PMPR, Rua Nunes Machado, nº. 100 Centro – Curitiba-PR.


PROGRAMAÇÃO

13h Recepção aos atletas;
13h15min Apresentação das regras;
13h30min Início do evento;
15h30min Premiação;
16h (previsão) Encerramento.


UNIFORME

Oficiais e Praças, Orgânico de serviço da OPM.


INSCRIÇÕES


Ficha de inscrição com o termo de responsabilidade, devidamente preenchida, assinada e quitada. Taxa: 01 lata de leite em pó que será doada a uma instituição de caridade e R$ 10,00 (todos os participantes terão direito a uma camiseta e medalha).
O preenchimento da inscrição de forma correta é de total responsabilidade do atleta, de forma que caso haja algum erro no seu preenchimento, esse poderá ensejar em prejuízo próprio.
Toda inscrição deixa claro que o atleta encontra-se em perfeitas condições de saúde e que a Comissão Organizadora, os apoiadores ou qualquer outra pessoa física ou jurídica, não se responsabilizam por acidentes ocorridos antes, durante ou depois da prova. Serão tomadas medidas de prevenção e segurança durante o percurso.
As inscrições deverão ser feitas no CEFID/CCB.


REGRAS

Os atletas terão três tentativas para execução do exercício proposto e dois minutos para iniciar a execução do movimento, considerando-se para isso a saída da carga do seu repouso. O campeonato consiste em levantar a maior quantidade de peso possível, em um movimento completo do “SUPINO RETO”, respeitando as regras e os colegas de competição, a seguir as regras serão discriminadas por tópicos.


DO MOVIMENTO


1.A realização do movimento dá-se por uma flexão horizontal do ombro e do cotovelo onde o participante terá que trazer a barra até o peito deixando a mesma encostar, em seguida realizar a extensão total do cotovelo, sem prejudicar a eficácia, ou seja, ficar travado ou com grandes dificuldades em finalizá-lo. Todos os competidores terão direito a 03 (três) tentativas no dia do torneio.

2. O competidor, após a 1° pedida, não pode retroceder sua carga. Exemplo: 1° tentativa= 80 kg, sua 2° tentativa não poderá ser menor que os 80 kg iniciais.

3.A pegada é no mínimo 70 cm.

4.Os juízes irão auxiliar na retirada da barra do suporte.

5.O competidor deve segurar a barra na posição mais alta e permanecer por 03 (três) segundos. Após o comando do árbitro central ele executa o movimento.

6.A barra deve tocar o peito, do contrário à chance está perdida.

7.A velocidade de descida é a mesma de subida.

8.Após realizar o movimento, o competidor deve novamente segurar a barra na posição mais alta. Os juízes (ou auxiliares) ajudarão a recolocar a barra no suporte.

9.Os pés não devem movimentar e/ ou sai do chão, caso contrário à chance será perdida.

10. A coluna pode arquear, mas o glúteo, não pode perder contato com o banco, caso contrário a chance será perdida.

11.A cabeça não poderá movimentar durante a execução.

12.Pés sobre solo ou apoio totalmente apoiados, com ou sem suportes.

13.Cada prova e cada categoria iniciarão com uma carga mínima estabelecida pela organização. Será desclassificado o atleta que não executar o exercício proposto corretamente dentro do tempo estabelecido e no número de tentativas possíveis.

14.A pesagem dos atletas será realizada para fins de categoria, podendo ocorrer um arredondamento para baixo de até 200g (duzentos gramas).


USO DE ACESSÓRIO

Não será permitido o uso de camisa de força especial para supino. É permito o uso de luvas próprias para prática de musculação e cinta lombar de proteção.


VESTIMENTA

Roupas adequadas à prática de atividade física, como: shorts ou calça de agasalho e camiseta da OM.


TENTATIVAS

O participante terá direito a três tentativas alternadas, onde contará somente a mais pesada, não conseguindo o mesmo será desqualificado.
Na execução do movimento o participante terá o apoio de dois professores que os auxiliarão em qualquer eventualidade ou necessidade específica de cada competidor, além de um juiz que julgará todos os critérios vigentes nesse regulamento ou outro que se faça necessário.


CATEGORIAS

Será realizada a pesagem dos atletas no dia do evento para confirmação da categoria. No ato da pesagem, deve ser apresentado documento de identidade militar e na falta o RG, passível de confirmação junto à Unidade de origem.
Para fins da presente competição considera-se atleta todo aquele devidamente inscrito para participar da prova.
A classificação das categorias será por Peso Corporal

Categorias: A, B, C e D.

A-Até 70 Kg
B-70,001 Kg a 80,0 Kg
C-80,001 a 90,0 Kg
D-Acima de 90 Kg

Será realizada pesagem para confirmar a categoria, momentos antes da prova, com a balança que se encontra nas dependências do CEFID- CCB.
Os pesos serão elevados de 02 em 02 Kg
Os atletas terão três oportunidades para executar o exercício com intervalo mínimo de 03 (três) minutos.


PREMIAÇÃO

A Organização do evento oferecerá medalhas a todos os participantes e kits de premiação para os 1°, 2° e 3° colocados em cada categoria.
Durante o evento serão sorteados brindes aos participantes.
Não haverá premiação por equipes.


DISPOSIÇÕES GERAIS

Em caso de apenas um atleta estar inscrito e/ou em condições de realizar a prova em determinada categoria, será exigido apenas à execução com a carga mínima estabelecida, ficando a partir daí a critério do atleta o aumento e execução com a carga mínima estabelecida, ficando a partir daí a critério do atleta o aumento e execução de novas etapas.
O desempate será feito a partir da menor massa corporal.

A ordem de início das categorias será por sorteio a ser definido após a pesagem.
O atleta deverá manter-se exclusivamente nas áreas delimitadas, sendo que se não estiver presente no momento em que for chamado será considerado como desistente.
Toda irregularidade ou atitude antidesportiva, cometida pelo atleta, será passível de desclassificação na prova.

Caso o atleta se sinta mal antes ou durante a prova, deverá abandonar imediatamente a competição buscando ajuda junto à equipe de apoio.
A imagem do participante (foto ou filmagem) poderá ser usada para fins lícitos (divulgação), a critério da organização.
Os participantes deverão chegar com no mínimo 30 minutos antes do horário. Qualquer item que por ventura não conste neste regulamento deverá ser consultado junto à organização do evento para avaliação e/ou tomada de decisão por esta.
Todas as previsões deste Regulamento, por motivo de caso fortuito ou força maior, conforme entendimento da Comissão Organizadora poderá ser alterado ou suprimido.

GALERIA DE IMAGENS