Carreta com combustíveis tomba na PR 323 próximo a Água Boa 13/07/2020 - 17:50

Carreta carregada com 48.000 litros de combustíveis caiu de ribanceira gerando vazamento de carga, e o condutor recusou atendimento por estar com ferimentos leves


Maringá, 13/07/2020  – O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado às 7h53min desta segunda-feira (17) para intervenção em um tombamento de caminhão na PR 323, KM 10, nas proximidades de Água Boa. O solicitante informou que se tratava de uma carreta carregada com combustíveis que estavam vazando, e que o condutor estava com ferimentos leves fora do veículo.

Para este atendimento foram enviados pelo Corpo de Bombeiros em Maringá uma ambulância, dois caminhões de resgate e combate a incêndio, a VIR-SIATE (veículo de intervenção rápida), uma carreta-tanque para apoio de água e o Oficial de Área para gestão da ocorrência, totalizando 6 viaturas, 12 bombeiros militares e 02 profissionais de saúde do SAMU.

No local, constatou-se que o veículo acidentado carregado com 48.000 litros de diesel, gasolina e etanol havia saído da pista, caído cerca de 20 metros em uma ribanceira, colidido contra uma árvore nesta queda e, por fim, percorrido cerca de 100 metros vegetação adentro até finalmente parar. O condutor, um homem de 35 anos, apesar de toda a dinâmica da colisão, apresentava apenas contusão com escoriações em um dos braços, e acabou recusando o atendimento.

A carga vazava, motivo pelo qual foi adotado um isolamento protocolar com raio de 200 metros pelas equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual. Simultaneamente, foram aplicadas técnicas para redução dos vapores inflamáveis decorrentes do vazamento, e medidas para anular os riscos elétricos do veículo, agindo-se, portanto, de forma a evitar um incêndio ou explosão.

O Instituto Ambiental do Paraná estava no local para medidas de segurança ambiental, considerando-se, também, a presença de um córrego a cerca de 100 metros do local do vazamento.

A atuação do Corpo de Bombeiros neste atendimento findou-se às 12h26min.

 

Vídeo com créditos do Corpo de Bombeiros: https://photos.app.goo.gl/pPfaiYZF5h9GmGJVA

 

GALERIA DE IMAGENS