Bombeiros militares passam por atualização na área de Salvamento Vertical 18/12/2020 - 11:01
Quartel Central do 5ºGB, 18/12/2020 - Com o objetivo de aprimorar o serviço já prestado pelos militares do 5° Grupamento de Bombeiros, o Comando da Unidade Operacional de Maringá (1° Subgrupamento de Bombeiros) planejou e está executando um ciclo de instruções de salvamento vertical na Seção de Combate a Incêndios (SCI), localizada no aeroporto de Maringá.
O treinamento, desenvolvido com referência na NBR 15475 (Norma Brasileira de Regulação), é composto por diversos módulos práticos que abrangem desde técnicas básicas até progressões avançadas, a exemplo de resgate de vítima suspensa em sistema de cordas. O foco central da qualificação é alinhar os conhecimentos em salvamento em altura, cujas ocorrências são complexas e perigosas.
“Nós praticamos pouco por temos poucas ocorrências dessa natureza. Então, a instrução tira muitas dúvidas quanto ao uso do material.” relata um dos alunos, o Cabo Bonadio, com 23 anos de serviço. Outro participante, o Soldado Mazarin, salienta a relevância dessa atualização: “É importante para escolhermos e planejarmos a melhor técnica de resgate.”.
As instruções são conduzidas pelo 2° Sargento Edson Dalla Valle, lotado no 5º Grupamento de Bombeiros. O militar estadual, além do conhecimento decorrente da formação do Corpo de Bombeiros Militar, possui Curso Profissional de Acesso Por Corda pela ANEAC. De acordo com ele, “os ensinamentos repassados aos bombeiros militares refletem diretamente no atendimento à sociedade, pois o tempo de ação será reduzido, e a segurança dos próprios militares durante a operação será potencializada.”.
Iniciada em dezembro de 2020, as instruções perduram até o final de janeiro de 2021, com base no lema de que “por uma vida todo sacrifício é dever”.
Veja as imagens das instruções clicando no link: https://photos.app.goo.gl/3ma5sGZHZuffXurw7