Bombeiros militares formam 35 guarda-vidas civis 16/02/2023 - 15:14

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná realizou nesta terça-feira (14) a solenidade de encerramento da capacitação de Guarda-Vidas Civil – águas abertas e águas interiores, turma 2022/2023. O curso iniciou no dia 28 de outubro de 2022 e as atividades dos profissionais vão até o fim do Verão Maior Paraná, que encerra no dia 26 de fevereiro. A comemoração dos 35 novos profissionais reuniu familiares, amigos e colegas de farda na sede do 8º Grupamento de Bombeiros, em Matinhos.

A formação é composta por duas fases: na primeira são 120 horas/aula de atividades teórico-práticas para a modalidade águas abertas e 80 horas-aula de atividades teórico-práticas para a modalidade águas interiores, abrangendo diversas disciplinas, como educação física, salvamento aquático, socorros de urgência, busca aquática, relações públicas e humanas e instruções sobre ocorrências diárias e organização militar. 

A segunda etapa do treinamento, que é a de estágio operacional, foi desenvolvida durante o Verão Maior Paraná e teve duração de 330 horas/aula. É nesse momento que os alunos atuam nos serviços de prevenção e salvamento aquático ao lado de guarda-vidas militares veteranos.

A atuação dos guarda-vidas civis é essencial para a prevenção do afogamento nas praias. Durante esta temporada, 19% do efetivo empregado nos postos de guarda-vidas é formado por civis.

O coordenador operacional do Verão Maior Paraná do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Dorico Gabriel Borba, destacou a importância da capacitação. “Essa formatura é a celebração de um processo que contou com o empenho de cada um desses guarda-vidas. Durante o turno de serviço, colocamos em prática tudo aquilo que foi aprendido durante o curso”, disse.

Bombeiros alcançam marca de 11 mil pulseirinhas distribuídas e 1.243 salvamentos no Litoral

O coordenador do curso de guarda-vidas civil 2022/2023, sargento Adriano Rodrigues, enfatizou a importância de os profissionais civis fazerem parte da equipe e atuarem com os demais bombeiros. “Foram semanas de treinamentos, aulas, salvamento aquático, embarcações. Durante a temporada eles tiveram a experiência de trabalhar dando orientações, cuidando de vidas. Esse é o nosso lema, cuidar de vidas. Agora esperamos que voltem na próxima temporada”, afirmou.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Gelson Marcelo Jahnke, lembrou que foram feitos mais de 1.200 salvamentos durante a temporada no Litoral. “Esse dado mostra o quanto os guarda-vidas são importantes para a segurança dos banhistas, preservando a vida de muitas pessoas”, disse.

Para as recém-formadas Tatiana Dallegrave e Vitória Crepaldi de Vivo, o curso de guarda-vidas foi uma experiência incrível. “Trabalhar no Litoral do Paraná, cuidando de vidas, garantindo mais segurança para as pessoas durante o verão foi muito gratificante”, disse Tatiane. “Agradeço ao Corpo de Bombeiros, aos instrutores e todas as pessoas que colaboraram para que esse dia chegasse. Eu me inscrevi neste curso com o intuito de ter mais aprendizagens tanto na parte teórica quanto na prática”, contou Vitória.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, como atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e eventos esportivos, além de outras práticas relacionadas ao entretenimento. O reforço de policiamento nesses locais continua até o fim do Carnaval.

GALERIA DE IMAGENS