Bombeiros Participam de Simulação de Salvamento Veicular 29/08/2016 - 14:25

O 5º Grupamento de Bombeiros realizou na última sexta-feira (26), um simulado de salvamento veicular. O treinamento foi para marcar o encerramento da 1ª Sesalv, Semana de Salvamento Veicular, curso realizado pelo 5º Grupamento de Bombeiros entre os dias 22 e 26 de agosto na cidade de Maringá.

A atividade aconteceu no estacionamento do estádio Willie Davids em Maringá. Foi simulado um acidente em rodovia, onde houve a colisão de quatro carros, com duas vítimas presas nas ferragens e, um carro incendiado. Foi feito o acionamento de ambulâncias e caminhões do Corpo de Bombeiros e, da aeronave da BPMOA, Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas.

A finalidade foi para que os 21 participantes do treinamento aplicassem os conhecimentos e técnicas obtidos na semana de instruções. Durante todo o simulado houve a narração feita por um dos instrutores a respeito dos procedimentos realizados pelos bombeiros e, para que as pessoas que assistiam soubessem que se tratava de uma simulação.

O curso que contou com a participação de bombeiros militares de sete cidades do Paraná também teve representantes da VIAPAR, concessionária de rodovias da região. “A integração é importante afim de padronizar condutas, técnicas e táticas ao  realizar o salvamento, uma vez que não é raro o atendimento conjunto de bombeiros e da VIAPAR nas ocorrências”, disse o Aspirante Alexsandro Boni, aluno e um dos organizadores do curso.

Segundo o médico da VIAPAR, Mauricio Lemos, que participou do curso como aluno e instrutor, os planos de uma atuação devem estar estar bem definidos pela equipe de resgate. “É fundamental o planejamento, a estruturação técnica e a equipe integrada para que a vítima seja beneficiada e não prejudicada”, explica o médico, Mauricio Lemos.

Em 2015, o 5º Grupamento de Bombeiros atendeu 7.887 ocorrências de acidente de trânsito, que resultaram em 146 mortes e 9.690 feridos. Mais de 26 feridos por dia, um morto a cada 60 horas. Diante dessa realidade, foi visto a importância da capacitação afim de uma intervenção adequada, dentro das técnicas e com o menor tempo de resposta possível.

De acordo com o Tenente Thiago Schinzel, do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa que foi um dos instrutores, o propósito do curso foi passar técnicas novas e padronizar atendimentos. “O nosso principal objetivo é salvar mais vidas. Durante todo o curso e depois com a realização do simulado, pudemos verificar o efeito e os resultados foram todos muito positivos”, afirma o Tenente.

O Salvamento Veicular são medidas e procedimentos utilizados afim de localizar, acessar, estabilizar, extrair e transportar vítimas que estejam presas às ferragens em um veículo acidentado. O Corpo de Bombeiros utiliza de equipamentos especiais, como por exemplo, desencarceradores, ferramentas hidráulicas com alta capacidade de corte ou expansão. Neste salvamento também é usado a serra sabre, ferramenta com lâminas afiadas que conseguem cortar as ferragens dos veículos.

O evento foi apoiado pela CONASV (Comissão Nacional de Salvamento Veicular) e também da ABRES (Associação Brasileira de Resgate e Salvamento). Órgãos públicos e empresas também deram apoio e patrocínio para que o treinamento fosse realizado. Ao todo 20 veículos foram utilizados para corte.


GALERIA DE IMAGENS