Balanço dos atendimentos até o dia 1º jan 15 na Operação Verão 04/01/2015 - 10:10
Após 15 dias de Operação Verão no litoral do Paraná, o Corpo de Bombeiros registrou 303 salvamentos, 269 crianças perdidas e encontradas e 765 casos de incidentes com água-viva.
Os números registrados mostram que houve uma redução significativa nos números de ocorrências nos três serviços analisados.
Vários fatores podem ser apontados para a redução dos casos de salvamentos e de crianças perdidas e encontradas, sendo que grande parte deles está relacionado aos cuidados que os banhistas estão tendo quando se dirigem para a praia.
A principal orientação do Corpo de Bombeiros é para que os banhistas procurem sempre uma área protegida por Guarda-vidas, pois caso ele necessite de um socorro, será atendido com uma eficiência muito grande, pois estará dentro do limite de distância considerado adequado para que seja realizada uma prevenção, bem como também terá orientação dos locais mais adequados para um banho seguro.
A área protegida por guarda-vida é delimitada por duas bandeiras, com as cores vermelha sobre amarelo. Entre estas bandeiras, haverá uma terceira bandeira, a qual indicará as condições do mar. Estas bandeiras são nas cores verde (boas condições para banho), amarela (entre com atenção) e vermelha (mar perigoso). A bandeira de cor preta indica que o local não é uma área protegida por Guardas-vidas, embora venha a ser alvo de patrulhamento a pé ou motorizado por equipes táticas, e a bandeira dupla vermelha indica que a praia esta interditada, em regra geral, por fatores meteorológicos
O número de crianças perdidas e encontradas teve uma redução em mais de 40% dos casos registrados na temporada de 2013/2014. Esta redução se deve aos pais e responsáveis que estão cuidando muito mais das crianças nesta temporada. Para ajudar com a redução desta estatística, o Corpo de Bombeiros possui em seus Postos de Guarda-vidas (PGV), pulseirinhas de identificação, as quais devem ser inseridas o nome da criança, um telefone para contato e o PGV que a família esta. O uso da pulseirinha esta relacionado diretamente com a redução dos casos, sendo que este dado se verifica através das mais de 17.600 (dezessete mil e seiscentos) pulseirinhas de identificação entregues, o que corresponde a um aumento de mais de 142%, quando comparado ao mesmo período de 2013.