Aeroporto Afonso Pena e Samu-SJP realizam simulado de acidente com múltiplas vítimas 22/04/2015 - 10:06

Na tarde da última sexta-feira (17) uma grande força tarefa envolvendo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São José dos Pinhais (SAMU-SJP), Aeronáutica, Exército, Corpo de Bombeiros, Siate, escolas de treinamento de resgate e participantes do Curso de Voluntários de Emergência (CVE) possibilitou a concretização do Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (Esea), acidente aéreo com múltiplas vítimas, que se realizou em área específica do Aeroporto Internacional Afonso Pena.
O objetivo do treinamento foi a capacitação dos diversos profissionais que atuam no resgate de vítimas, bem como o cumprimento, por parte do Aeroporto, da resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O treinamento, desde 2008, conta com o apoio do SAMU de São José dos Pinhais na formação de voluntários.
Para o responsável do 6º Grupamento de Bombeiros no simulado de acidente aéreo, aspirante Bruno Zirpoli, a operação de forma integrada das equipes de salvamento é fundamental para o êxito da operação “O simulado visa a integração das equipes envolvidas e a mensuração do tempo resposta que a gente tem, tanto no acionamento do acidente à nossa equipe de Corpo de Bombeiros do pátio aeroportuário, quanto no nosso posto de Corpo de Bombeiros no bairro Afonso Pena. A integração é de suma importância para o sucesso da operação”, contextualiza.

Leia mais em: