6ºGB participa de reunião com prefeita da Lapa

25/03/2013 - 14:40

O Comandante do 6º Grupamento de Bombeiros (6°GB), Tenente-coronel Fábio Mariano de Oliveira, participou de uma reunião com a Sra. Leila Klenk, Prefeita Municipal da Lapa. Durante a visita, que aconteceu nesta terça-feira (21), foram abordados diversos assuntos em relação ao Corpo de Bombeiros daquele município, como a readequação das instalações onde o Bombeiro Comunitário está sediado, a doação de um terreno para o Estado, prevendo a construção de uma nova Sede para o Corpo de Bombeiros, por meio do Fundo Estadual de Segurança Pública (FUNESP) e a criação de um Fundo Municipal, no qual estará previsto a compra, manutenção e o re-equipamento daquela unidade.

O município da Lapa aderiu ao Programa Bombeiro Comunitário em setembro de 2004, após a elaboração de critérios técnicos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Coredec). Por meio de uma parceria com o Estado do Paraná, foi cedida uma viatura de combate a incêndio ao município, fundamentalmente sobre a supervisão do Corpo de Bombeiros.

Diante da eficiência do Programa, o Coronel Adilson Castilho Casitas, Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil do Paraná, verificou a necessidade de uma nova configuração na sede de Bombeiro Comunitário, na qual os atuais agentes de Defesa Civil são integrados aos Bombeiros Militares, medida esta que garante o aprimoramento técnico-profissional do Programa.

A adequação das unidades que possuem o Programa Bombeiro Comunitário, ao todo 72, acontecerá em três fases, que dividirão os municípios do Paraná. Algumas sedes merecem destaque, em Piên, município pertencente a área de articulação da 6ª Coredec, o sistema de atuação em forma mista está presente desde sua inauguração, ocorrida no mês de Junho de 2012. Já a sede de Pinhais, que está em fase final de construção, passará a operar no novo modelo após o término das obras, previsto para o final do mês de Abril e início do mês de Maio.