6° GB comemora “DIA NACIONAL DO BOMBEIRO” e inaugura o Corpo de Bombeiros no município de Pinhais
03/07/2013 - 10:10

O 6° Grupamento de Bombeiros comemorou nesta manhã do dia 02 de Julho de 2013, às 11h15min, o 'DIA NACIONAL DO BOMBEIRO”, além de inaugurar o 3º Subgrupamento de Bombeiros (3° SGB), no Município de Pinhais, e de receber do Governo do Estado, viaturas Renault / Düster e Nissan / Pajero, para utilização pelo Corpo de Bombeiros em todo o Estado do Paraná.

O dia 02 de julho, consagrado ao bombeiro brasileiro, foi instituído por meio do decreto federal n° 35.309, datado de 02 de abril de 1954, assinado pelo então Presidente Getúlio Vargas para homenagear, conforme consta do texto do próprio decreto “a Instituição que sempre recebeu demonstrações, as mais carinhosas, pelas constantes provas de valor e bravura e que já se tornou credor da estima pública pelos reais serviços que vem prestando ao país”.

Nesta comemoração, também foram homenageados 10 (dez) bombeiros militares, os quais receberam medalhas de Bronze, Prata e Ouro, significando os bons préstimos à Corporação, durante o período de 10 (dez), 20 (vinte) e 30 (trinta) anos respectivamente com conduta ilibada.

A inauguração do quartel se deu por meio da parceria do Governo e Município, proporcionando à comunidade de aproximadamente 250 mil pessoas, uma maior qualidade ao atendimento às ocorrências de Primeiros Socorros, Combate à Incêndios, salvamentos e ações de Defesa Civil.

A presença próxima do Corpo de Bombeiros no município trará também mais agilidade nos serviços administrativos de análise de projetos e vistorias, levando melhor segurança aos estabelecimentos comerciais e industriais, bem como prestadoras de serviços dos municípios da região.

O 3° SGB terá como área de atuação os municípios de Pinhais e Piraquara, sendo que o quartel de Pinhais conta com 22 (vinte e dois) Bombeiros Militares, 03 (três) Agentes de Defesa Civil, 01 (uma) viatura ambulância e 01 (uma) viatura de Combate à Incêndio, e o quartel de Piraquara, já existente no Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros, conta com 19 (dezenove) Bombeiros Militares, 01 (uma) viatura ambulância e 01 (uma) viatura de Combate à Incêndio.

Atualmente cerca de 1.900 (mil e novecentas) ocorrências são atendidas anualmente nos municípios de Pinhais/Piraquara

O Governo do Estado também entregou ao Corpo de Bombeiros, 20 (vinte) viaturas Renault / Düster e 16 (dezesseis) viaturas Nissan / Pajero, as quais serão empregadas nos serviços administrativos e operacionais, em todo o Estado.

Além da presença do Comandante do 6º GB, Sr. Ten.-Cel QOBM Fábio Mariano de Oliveira, Oficiais e Praças desta Unidade, a solenidade contou também com a presença do Governador do Estado, Sr. Beto Richa, da Secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Sra. Fernanda Richa, do Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni, do Prefeito de Pinhais, Sr. Luiz Goularte Alves, da Vice-Prefeita de Pinhais, Sra. Marli Paulino, Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Sr. Ratinho Júnior, do Secretários de Estado da Segurança Pública, Sr. Cid Vasques, do Secretário Chefe da Civil da Casa Militar, Sr. Cel. RR PM Adilson Castilho Casitas, o Deputado Federal Sr. Fernando Destito Francischini, dos Deputados Estaduais, Mauro Moraes, Douglas Fabrício, Edson Prackzik, Gilson de Sousa, Professor Lemos, Mara Lima, do Comandante-Geral da Policia Militar, Sr. Cel. QOPM Roberson Luiz Bondaruk, do Comandante do Corpo de bombeiros do Paraná, Sr. Cel. QOBM Luiz Henrique Pombo do Nascimento, do Secretário Especial de Relações com a Comunidade, Sr. Ubirajara Schereiber, do Presidente da Câmara de Vereadores de Pinhais, Sr Gilberto Hartkopf, do Delegado Fábio Renato Amaro da Silva Junior, do Presidente da Associação Comercial de Pinhais, Sr. Ivaldo Sá Barreto, do Presidente da Convenção das igrejas evangélicas do Paraná, Pastor Ival Teodoro da Silva, do Padre Aguinaldo Martins e demais Oficiais e Praças.