5º Grupamento de Bombeiros realiza palestra com SINCONTÁBIL na ACIM Maringá 19/02/2021 - 10:11
Quartel Central do 5ºGB (19/02/2021) - Ontem (18) pela manhã, bombeiros militares do 5°Grupamento concederam uma palestra na Associação Comercial de Maringá para contadores do Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil) e para profissionais da prefeitura do município. A apresentação serviu para explicar o Programa de Desburocratização dos Processos do Corpo de Bombeiros, embasando-se na Lei n° 19449, de 18 de abril de 2018. Além da explanação, os militares sanaram dúvidas dos presentes.
O encontro contou com a participação do comandante do 5°GB, Tenente- Coronel Adriano Barbosa, que atualmente também responde pelo 2º Comando Regional Bombeiro Militar. Realizaram a explanação de conteúdos a Capitã Luisiana, o Capitão Alexandre e o Sargento Jones que fazem parte da Seção contra Incêndio, Pânico e Desastre do 5º Grupamento.
Esta ação está alinhada com o plano do Governo do Estado do Paraná em desburocratizar processos fomentando a economia paranaense. Simultaneamente, atende o anseio do município de Maringá, cuja taxa de abertura de empresas tem aumentado de forma destacada e, por isso, a reunião propiciou uma interlocução com entidades que utilizam utilizam os sistema de prevenção de incêndios do Corpo de Bombeiros. O objetivo maior foi a busca de uma conciliação entre o interesse econômico e o aprimoramento na segurança das edificações do Estado, em consonância com as necessidades dos empreendedores.
Lei n°19449, de 18 de abril de 2018
A lei proporciona ao empreendedor a simplificação e redução dos custos dos processos de abertura e regularização de empresas no Estado do Paraná.
A legislação modernizou algumas normas, como a redução de exigências em projetos de baixo risco, também criou facilidades de adequação daqueles que se encontram irregulares e ampliou a capacidade de fiscalização justamente nos locais e eventos onde o risco é maior.
Com o aperfeiçoamento e a desburocratização dos processos, o Corpo de Bombeiros poderá focar nas edificações que oferecem maior risco, permitindo que as restantes possam abrir e se manter em funcionamento de uma forma mais ágil e rápida.
Veja os registros dessa reunião através do link: https://photos.app.goo.gl/PHxbrDBf1GhW9fZr8