5º GB – MISSA EM HOMENAGEM AO PADROEIRO DOS BOMBEIROS
08/05/2012 - 08:40

    Nesta sexta-feira (04) o Quinto Grupamento de Bombeiros – Maringá, comemorou o dia do padroeiro dos Bombeiros – São Floriano.
São Floriano é o santo da Igreja Católica considerado padroeiro dos Bombeiros e protetor das pessoas envolvidas em incêndios. Sua festa é comemorada no dia 4 de maio.

      Breve histórico de São Floriano

      Consta que ele era um oficial romano em uma das legiões estacionadas na Europa, provavelmente na região da moderna Áustria. Ele era cristão e era administrador militar de uma vila. A Igreja cristã em seus primórdios se espalhou rapidamente pelo Império Romano, em especial por suas vias de circulação e também por seus soldados.

      No século III, o imperador Diocleciano, tornou-se perseguidor dos cristãos, determinando que fossem queimadas as escrituras e templos cristãos. Devido aos constantes incêndios que sempre assolaram as modestas construções, Floriano teria criado um pequeno destacamento de legionários para permanentemente lutar contra o fogo. O nome deste grupamento de homens ficou conhecido como combatentes do fogo.

      Muitos militares cristãos foram executados por não terem acatado às ordens de Diocleciano, inclusive Floriano, que junto com quarenta companheiros foram sentenciados à morte. Os soldados tinha se apresentado ao comandante para comunicar que eram cristãos e que não poderiam mais servir ao imperador, o que levou à sua prisão. Nenhum dos quarenta presos, nem Floriano, renunciaram a fé cristã. Por conta disso, todos eles foram sentenciados à morte, com uma pedra amarrada no pescoço e atirados ao rio Ens, tendo sido executados em 04 de maio de 304.

       A celebração foi realizada na Igreja Menino Jesus de Praga, celebrada pelo padre Reginaldo Teruel, com a participação direta de bombeiros do 5º GB na ritualística da missa.

      Em sua homilia o padre Reginaldo, destacou a importância da vocação na profissão, em especial à dos jovens que entram para a carreira de bombeiro. Destacou ainda o Centenário da corporação.

      Estiveram presentes na celebração o Comandante. do 5º GB, Tenente Coronel Zanlucas, o Subcomandante Major Lopes, oficiais e praças da unidade.

      Após a celebração os bombeiros presentes reuniram-se numa pizzaria para uma confraternização.

GALERIA DE IMAGENS