4º SGBI ministra treinamento para batalhão do exército 11/11/2013 - 17:20

O 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente (4º SGBI), através de sua 13ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, promoveu uma instrução de Acidente com Múltiplas Vítimas - AMUVI para os soldados do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada (30º BIMec).

O treinamento fez parte da jornada de operações do exercício de adestramento, que foi finalizado com a simulação de acidente aéreo com múltiplas vítimas, no Aeroporto Municipal Capitão João Busse.

Antes da simulação, os soldados assistiram à palestra ministrada pelo coordenador da 13º Coredec, Capitão Bombeiro Régis Roberto Gonçalves, sobre noções de defesa civil, socorros de urgência, classificações de risco e resgate em aeroportos. “É um treinamento importante para que, numa situação real, todos estejam aptos a prestar apoio”, frisa o Capitão Régis.

Por sua vez, o coordenador do curso, Capitão Rogério Abib, do 30º BIMec, observa que a parceria com o Corpo de Bombeiros é fundamental, já que o exército vem sendo solicitado para atuar em catástrofes ocorridas no país. Como exemplo, ele cita o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria/RS, ocorrido em janeiro desse ano. Na ocasião, mais de 300 militares prestaram serviços. A tragédia matou mais de 240 pessoas.

“O exército foi acionado para ajudar no socorro das vítimas na Boate Kiss. Em situações que extrapolam os meios normais, é necessário um trabalho conjunto dos órgãos de segurança pública. Caso contrário, não há como controlar”, assinala Abib.

A simulação contou com 120 militares do Exército, 12 bombeiros e 12 viaturas operacionais.

GALERIA DE IMAGENS