4° GB – Orientações durante chamado de emergência salvam a vida de um bebê
11/07/2013 - 16:18

Na tarde do dia 10 de julho, o Corpo de Bombeiros de Cascavel recebeu um chamado para atendimento a um recém nascido, que estava com as vias aéreas obstruídas por leite materno.

Durante a ligação, a mãe relatou ao telefonista de emergência que seu filho de 10 dias de vida havia se afogado com o leite materno e não apresentava movimentos. De posse destas informações, o soldado Evandro Marcelino do Carmo, imediatamente acionou uma das ambulâncias para atender ao chamado, ao mesmo tempo em que repassava orientações à mãe para que a mesma iniciasse os procedimentos de primeiros socorros, os quais foram decisivos para o desfecho positivo da ocorrência.

Neste tipo de situação, ter o conhecimento básico dos procedimentos que devem ser realizados pode ser o passo decisivo para salvar a vida do bebê, por isso, deparando-se com uma situação semelhante os pais ou o responsável devem acionar o socorro imediatamente e realizar as seguintes ações: colocar o bebê de barriga para baixo sobre o braço; inclinar o braço para baixo, de forma a manter a cabeça da criança em uma altura mais baixa que o corpo e com a mão em concha dar cinco “tapas” nas costas da criança. Estes procedimentos aumentam a chance para o que obstruiu a passagem de ar possa sair.

Para visualização de algumas reportagens sobre o fato acesse:
CGN: http://cgn.uol.com.br/noticia/58085/bebe-se-afoga-com-leite-no-bairro-pq-sao-paulo
Portal CATVE: http://catve.tv/noticia/6/63492/por-telefone-bombeiro-salva-bebe-que-engasgou-com-leite


GALERIA DE IMAGENS